sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

1436. Bragança: População continua a ser abastecida de água por camiões cisterna

O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, garantiu hoje que não faltará água nas torneiras da cidade apesar do abastecimento à população continuar a ser garantido com recurso a camiões cisterna. "Não encaramos sequer a hipótese de fazer cortes de água à população", assegurou o autarca num debate na assembleia municipal.
Jorge Nunes reforçou que "nem que seja necessário transportar toda a água" para consumo, a população não será afectada no abastecimento. O município de Bragança está a viver uma situação inédita no país com a barragem da Serra Serrada, que abastece cerca de 30 mil habitantes, praticamente vazia, apesar de ainda em Julho estar na sua capacidade máxima de armazenamento e do Verão favorável. Desde quarta-feira que dois camiões cisterna fazem duas viagens diárias entre Bragança e Macedo de Cavaleiros para transportar água da albufeira do Azibo para os depósitos da capital de distrito.
Este é o primeiro de seis níveis de um plano de contingência que, a partir da próxima terça-feira será reforçado para o nível quatro, triplicando os meios envolvidos, segundo anunciou o autarca. Desta forma, o presidente da Câmara de Bragança garante que a água não vai faltar aos munícipes e pretende prolongar o processo até ocorrer um pico de chuva, que espera seja para breve.
A oposição na autarquia responsabilizou Jorge Nunes pela situação, com a vereação do PS a acusar o edil de "má gestão da água por alegadamente "gastar as reservas em produção de energia esquecendo-se que este é o único ponto de abastecimento à população". Jorge Nunes reconheceu que neste Verão não houve necessidade de abrir a barragem tão cedo como em anos anteriores e que só a 16 de Julho começou a ser feito o abastecimento a partir da Serra da Serrada.
A albufeira tem capacidade de armazenamento de 1,2 milhões de metros cúbicos de água, que dariam para quase meio ano sem chuva e sem sistemas alternativos, de acordo com os consumos médios mensais de sete mil metros cúbicos divulgados pela autarquia. Jorge Nunes reiterou que o problema de Bragança só será resolvido com a construção de uma segunda barragem, a de Veiguinhas.
A oposição apoia o empreendimento, mas alega que, enquanto não forem ultrapassados os obstáculos ambientais que têm impedido de avançar o projecto com 20 anos, o autarca deve procurar alternativas. O autarca insiste na barragem de Veiguinhas que vai ser alvo de um terceiro estudo de impacte ambiental por estar projectada para o Parque Natural de Montesinho. Se Veiguinhas não avançar no próximo ano, Jorge Nunes reiterou a sua intenção de promover um referendo local para perguntar à população se prefere a barragem ou preservar um pedaço ínfimo de vegetação de Montesinho".
* * * * * * * * * * * * *
Fonte: PÚBLICO

Sem comentários: