segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

3300. PORTUGAL CONTINENTAL: Agravamento do estado do tempo

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Terça-feira, 21 de Dezembro de 2010 (00h00)
Fonte: MetOffice
============
A aproximação a Portugal Continental de uma profunda depressão centra a oeste da Península Ibérica, à qual está associada um sistema frontal em deslocamento para nordeste, irá condicionar o estado do tempo em Portugal Continental a partir da tarde de hoje.
Assim, espera-se um progressivo aumento da nebulosidade ao longo do dia, com o vento a aumentar de intensidade e a rodar para o quadrante sul, sendo previsível que se torne forte para o final do dia.
A partir da tarde deverá começar a ocorrer precipitação, inicialmente nas regiões do sul e progredindo para norte; esta precipitação poderá tornar-se moderada a forte, especial nas regiões do litoral oeste e do sul do continente, a partir do final da tarde ou do início da noite de hoje e ser acompanhada por trovoadas. Aconselha-se uma especial atenção às áreas costeiras, devido à forte agitação marítima e às marés, e às zonas de leito de inundação, com a eventualidade de cheias repentinas derivadas ao escoamento de águas pluviais.
A temperatura do ar tenderá a registar uma moderada subida. Esta situação de instabilidade irá prolongar-se até Quarta-feira, sendo inicialmente a instabilidade maior nas regiões do sul mas depois irá afectar todo o território de Portugal Continental.
Também o Arquipélago dos Açores será afectado por linhas de moderada instabilidade meteorológica, associadas a outra profunda depressão localizada junto ao arquipélago
Recomenda-se um acompanhamento da situação meteorológica no website do Instituto de Meteorologia e uma atenção especial aos avisos da Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Sem comentários: