sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

6128. Ciclone em Moçambique provocou estragos de cerca de 12 milhões de euros

O Governo moçambicano precisa de 900 milhões de meticais (12 milhões de euros) para repor as infra-estruturas destruídas pelo ciclone DINEO. "O processo de levantamento de dados continua, mas este pode ser assumido como o valor oficial necessário para a reposição dos estragos", disse à Lusa o porta-voz do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), Paulo Tomás, avançando que o número de afectados pode aumentar.
O Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE) informa que, além de causar a morte de sete pessoas e ferir outras 55, em Inhambane, o ciclone destruiu 106 edifícios públicos, 70 unidades hospitalares, 998 salas de aula, três torres de comunicação e 48 postos de transporte de energia eléctrica.
O porta-voz do INGC diz que um dos principais problemas no levantamento dos dados tem sido a comunicação, uma vez que, com a queda das torres, o contacto com as equipas no terreno está condicionado. "Continuamos a fazer o trabalho, mesmo com estas limitações", observou, e acrescenta que o mais complexo tem sido escalar o interior dos distritos afectados pelo ciclone.
Os distritos de Massinga, Morrumbene, Maxixe, Jangamo, Zavala, Homoíne, Vilanculos, Inharrime e Inhassoro foram os mais atingidos pelo ciclone, o que levou as autoridades moçambicanas a activarem os centros operativos de emergência em todos os locais afectados.
* * * * * * *
Fonte: TSF

Sem comentários: