sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

6129. Previsão do estado do tempo no período de Carnaval

Previsão para Portugal Continental – Um anticiclone localizado na região dos Açores e a estender-se em crista em direcção ao Golfo da Biscaia irá afectar o estado do tempo até dia 26. A partir deste dia, o anticiclone irá deslocar-se ligeiramente para sul e enfraquecer permitindo a aproximação e passagem de sistemas frontais.
Até domingo, predominará a nebulosidade e irá ocorrer neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais. Prevê-se a ocorrência de precipitação, em geral fraca, no litoral a norte do Cabo Mondego a partir da tarde de domingo que irá estender-se às restantes regiões a partir de segunda-feira.
Na terça-feira de Carnaval prevê-se períodos de chuva em geral fraca nas regiões Norte e Centro podendo chegar a alguns locais do Alto Alentejo. A neve poderá cair a partir do meio da tarde de segunda-feira nas serras da região Norte acima da cota de 1300/1500 metros.
A temperatura do ar não irá registar variações significativas excepto nas regiões Norte e Centro no dia 27, segunda-feira, com uma ligeira descida da temperatura máxima e uma ligeira subida da temperatura mínima.
A temperatura mínima deverá variar entre 2 e 8ºC nas regiões do interior Norte e Centro e entre 6 e 11ºC no litoral das regiões Norte e Centro e na região Sul. A temperatura máxima será da ordem de 15 a 20ºC embora a partir de segunda-feira no interior das regiões Norte e Centro varie, de um modo geral, entre 10 e 14ºC.
Previsão para o Arquipélago da Madeira – Um anticiclone localizado na região dos Açores e a estender-se em crista em direcção ao Golfo da Biscaia irá afectar o estado do tempo no arquipélago da Madeira, no entanto, a partir do dia 26, o seu enfraquecimento e ligeiro deslocamento para sul poderá permitir a aproximação de sistema frontais de fraca actividade e já em dissipação.
Nos próximos dias, o céu estará em geral muito nublado pontualmente com abertas nas vertentes sul da ilha da Madeira. A precipitação deverá ocorrer essencialmente nas vertentes norte e nas terras altas podendo estender-se às restantes regiões nos dias 27 e 28. O vento predomina do quadrante norte tornando-se do quadrante leste a partir de segunda-feira.
A temperatura mínima irá variar entre 12 e 15ºC, sendo entre 1 e 8ºC nas terras altas. A temperatura máxima irá variar entre 17 e 21ºC, sendo entre 8 e 11ºC nas terras altas.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: