quarta-feira, 26 de abril de 2017

6213. PORTUGAL CONTINENTAL: Chuva e descida das temperaturas a partir desta quarta-feira

A chuva vai regressar a Portugal continental a partir desta quarta-feira na região Sul, estendendo-se depois até sábado ao Norte e Centro, disse à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada, adiantando estar também prevista uma descida das temperaturas. De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para quarta e quinta-feira há apenas possibilidade de chuva fraca na região Sul, que depois irá estender-se gradualmente até sábado às restantes regiões do continente.
"Hoje [quarta-feira] vamos ter, relativamente ao dia de ontem [terça-feira], uma pequena descida dos valores da temperatura em particular nas regiões do Norte e Centro e em especial nas regiões do interior. O vento vai soprar moderado a forte na faixa costeira a norte do Cabo Raso", disse. Maria João Frada adiantou que esta quarta e quinta-feira prevê-se nebulosidade em todo o território, que será mais carregada na região Sul [baixo Alentejo e Algarve], onde há possibilidade de chuva fraca. "Na sexta-feira é mais certo. Vai chover de forma mais persistente no Algarve e Alentejo devido a uma depressão a sul-sudoeste da Madeira, que já esteve sobre a região dos Açores e deslocou-se depois para a Madeira", salientou.
Por causa da depressão, o IPMA emitiu aviso laranja para a Madeira, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados por trovoadas. O aviso laranja vai estar em vigor até às 12h desta quarta-feira, passando depois a aviso amarelo até às 12h de quinta-feira. Segundo Maria João Frada, a depressão vai deslocar-se gradualmente para a parte Sul do continente, trazer uma massa de ar quente e instável, que vai dar precipitação na sexta-feira na região Sul e irá estender-se depois à região Centro e no sábado à região Norte.
* * * * * * * * * * *
Fonte: PÚBLICO

Sem comentários: