quinta-feira, 27 de abril de 2017

6215. PORTUGAL CONTINENTAL: Análise sinóptica e tendência do estado do tempo

O estado do tempo em Portugal Continental estará a estar influenciado, a partir desta noite, pela aproximação de um centro de baixas pressões ao sul do território e que estará centrado no Golfo de Cádiz, às 12h00 de amanhã.
Tendo em conta o movimento giratório das massas de ar em torno do centro de baixas pressões, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o vento soprará do quadrante leste, afectando especialmente as regiões do centro e sul, onde se espera um aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, sob a forma de períodos de chuva, mais intensos e frequentes no Alentejo e Algarve durante a parte da manhã de Sexta-feira.
A partir da tarde de Sexta-feira, com o afastamento para leste do centro de baixas pressões, ocorrerá uma diminuição progressiva das condições de instabilidade e cessação da precipitação, de oeste para leste, e a ocorrência progressiva de abertas.
Para o norte do território haverá um aumento temporário de nebulosidade, com reduzidas probabilidades de precipitação.
O Sábado será um dia de transição, com períodos de céu muito nublado e ocorrência de aguaceiros dispersos. 
Para Domingo haverá a aproximação e a passagem de uma superfície frontal fria que afectará especialmente as regiões do norte e centro, onde a partir do início do dia ocorrerá um aumento da nebulosidade e ocorrência de períodos de chuva, passando posteriormente a aguaceiros após a entrada da massa de ar fria pós-frontal. Espera-se ainda uma descida da temperatura e a possibilidade de ocorrência de queda de neve nas terras altas.

Sem comentários: