quarta-feira, 10 de maio de 2017

6234. Fenómeno extremo de vento provoca danos em 30 habitações de Pombal

Um fenómeno extremo de vento em Vale das Moitas, em Carnide, no concelho de Pombal, provocou danos em 30 habitações, barracões e estaleiros, informou o presidente da Câmara de Pombal à Lusa. Segundo o presidente do Município de Pombal (PSD), Diogo Mateus, o fenómeno de ventos fortes não provocou desalojados nem feridos, tendo-se registado uma quebra na rede eléctrica, situação que já está reposta.
Diogo Mateus revelou que as pessoas com quem falou relataram, por volta das 12:30, um fenómeno de "vento muito forte, o céu muito escuro e um turbilhão violento e ruidoso, idêntico a um mini-tornado", que demorou "cerca de 30 segundos" e "depois desapareceu". O vento, acompanhado de chuva intensa, destruiu telhas e barracões agrícolas e provocou a queda de árvores, "verificando-se a projecção de vários materiais, como telhas e até de uma viga de parede de esforço, que foi arremessada cerca de 40 metros". "Foi um fenómeno de muita violência, felizmente sem feridos", disse Diogo Mateus, ao referir que a intempérie atingiu, sobretudo, as localidades de Valeirão, Vale das Moitas e Carnide.
O presidente da Câmara adiantou que, "genericamente, a parte eléctrica já foi reposta", assim como as telecomunicações e as vias rodoviárias. Diogo Mateus informou ainda que esta quinta-feira a autarquia irá "juntamente com os sapadores florestais fazer uma revisão às áreas atingidas para atestar da segurança de algumas árvores". Será também efectuada a limpeza dos resíduos e materiais que ficaram espalhados nas ruas. O Município de Pombal está também a acompanhar as "situações das habitações danificadas de pessoas mais carenciadas, que poderão ter apoio social".
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria adiantou que o alerta foi dado pelas 14:23, registando-se quedas de árvores e cabos eléctricos. No local estiveram elementos da Protecção Civil e engenheiros da autarquia, os Bombeiros Voluntários de Pombal, técnicos da PT e EDP, as autoridades e os presidentes da Câmara de Pombal e da Junta de Freguesia de Carnide, acrescentou Diogo Mateus.
* * * * * * * * * * * *

Sem comentários: