domingo, 10 de dezembro de 2017

6534. Tempestade Ana afeta Portugal Continental

A tempestade Ana irá formar-se a noroeste da Península Ibérica durante este domingo, 10 de Dezembro de 2017, embebida numa região depressionária complexa já existente e que se estende até à Escandinávia. A tempestade Ana localizar-se-á sobre o Golfo da Biscaia às 00UTC de 2ªfeira, 11 de Dezembro de 2017, com uma pressão atmosférica mínima prevista de cerca de 966 hPa e resultando de um processo de cavamento intenso, designado por ciclogénese explosiva. O território de Portugal Continental irá assim começar a ser afectado já a partir da manhã deste domingo, sendo o período mais crítico, o final da tarde de domingo e a madrugada de 2ªfeira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima.
Em particular, o vento irá intensificar durante a tarde de dia 10, tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 km/h a partir do final do dia, podendo chegar a 130 km/h nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã de dia 11, e não se poderá excluir um evento ocasional de vento extremo, em particular no litoral oeste, onde as rajadas poderão ser superiores aos níveis de aviso emitidos.
Prevê-se precipitação por vezes forte a partir do meio da tarde de dia 10, sendo persistente na região Norte, em particular no Minho e Douro Litoral, e na noite de dia 10 para 11, os valores acumulados em 12 horas deverão variar entre 60 a 90 mm na região Norte, podendo chegar a 120 mm no Minho. No entanto, em qualquer local do território, poderá chover intensamente numa hora, com valores acumulados de 10/20 mm ou mesmo 20/30 mm.
Prevê-se ainda no dia 11, queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, acima de 800/1000 metros, com uma espessura de neve no solo superior a 5 cm em alguns locais, associada à descida de temperatura, que será muito significativa.
Prevê-se também um aumento da altura significativa das ondas a partir de dia 10, com valores entre 5 e 6 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.
Estão emitidos para os dias 10 e 11, aviso VERMELHO de rajada para as terras altas das regiões Norte e Centro e avisos LARANJA relativos a vento, precipitação, neve e agitação marítima.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: