quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

6547. O estado do tempo no período do Natal

O estado do tempo em Portugal Continental no período do Natal – Nos dias 22 e 23 o céu vai estar pouco nublado ou limpo, com condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal. O vento será geralmente fraco, predominando do quadrante leste e soprando temporariamente moderado a forte nas terras altas. No Domingo dia 24, nas regiões Centro e Sul o céu vai apresentar-se temporariamente muito nublado, com possibilidade de períodos de chuva fraca, mais provável no litoral.

Para o dia de Natal prevê-se muita nebulosidade e períodos de chuva aumentando de frequência e intensidade a partir da tarde nas regiões Norte e Centro. Há condições para queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, com mais probabilidade a partir da noite. O vento deverá soprar fraco ou moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte de sudoeste no litoral e terras altas.

Neste período as noites serão frias, com a temperatura mínima a próximo de 0 ºC nas regiões do interior, onde haverá formação de geada, e entre 5 a 10 ºC no litoral. Espera-se uma pequena subida da temperatura mínima na madrugada de dia 25. A temperatura máxima deverá ficar entre 8 e 13 ºC nas regiões do interior Norte e Centro sendo entre 15 e 18 ºC no litoral e região Sul.

O estado do tempo na Madeira no período do Natal Entre sexta-feira, dia 22, e o dia de Natal o céu vai apresentar-se temporariamente muito nublado, com possibilidade de aguaceiros fracos mais prováveis nas terras altas, alternando com períodos de pouca nebulosidade. O vento vai soprar fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante sul no dia de Natal.

A temperatura máxima deverá oscilar entre 18 e 21ºC no Funchal e Porto Santo e a temperatura mínima deverá manter-se em 16 ºC. Nos pontos mais altos da Ilha da Madeira a temperatura máxima deverá continuar abaixo de 9 ºC e a temperatura mínima descer até 1 ºC.


O estado do tempo nos Açores no período do Natal – Até ao próximo dia 23 de Dezembro (sábado), o estado do tempo no arquipélago dos Açores será condicionado pela presença de um anticiclone centrado a nordeste da região. O céu deverá apresentar-se com boas abertas, podendo por vezes ocorrer alguns aguaceiros fracos. O vento deverá soprar de uma forma geral bonançoso a moderado (10/30 km/h) do quadrante sul.
No dia 24 de Dezembro (domingo), com passagem de uma superfície frontal fria, prevê-se um aumento da nebulosidade bem como a ocorrência de períodos de chuva que passarão gradualmente a regime de aguaceiros, a começar nas ilhas do grupo Ocidental e a estender-se pelo restante arquipélago. Quanto ao vento, deverá soprar inicialmente de sul bonançoso a moderado (10/30 km/h), temporariamente fresco (30/40 km/h) com rajadas até 55 km/h, mas com a passagem da superfície frontal rodará para norte.
A partir do dia 25 de Dezembro (2ª feira) será de novo esperada uma melhoria do estado do tempo, com o céu a voltar a apresentar-se com boas abertas em todo o arquipélago devido à influência de um novo centro de altas pressões.
Entre os dia 21 e 25 de Dezembro as temperaturas mínimas deverão variar entre os 14 e os 16ºC, enquanto as temperaturas máximas não deverão ir além dos 18/20ºC.
* * * * * * * *

Fonte: IPMA

Sem comentários: