sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

6553. Previsão do estado do tempo para a passagem de ano

Previsão para a passagem de ano no Continente – Na sequência do episódio húmido que correntemente afecta o estado do tempo, prevê-se que, com a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria durante o dia 31, ocorram períodos de chuva fraca ou chuvisco nas regiões Norte e Centro, sendo temporariamente moderada a partir da manhã e estendendo-se à região Sul, passando a regime de aguaceiros fracos durante a tarde, que serão pouco prováveis para o final do dia. A partir da tarde, prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1200 metros durante a noite mas em regime de aguaceiros fracos com baixa probabilidade de ocorrência.
Ainda no dia 31, o vento será do quadrante sul, temporariamente forte com rajadas até 60 km/h à passagem da referida superfície frontal no litoral Norte e Centro, soprando forte com rajadas até 80 km/h nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste durante a tarde e enfraquecendo.
Deste modo, a tendência actual para a noite de passagem de ano é de ocorrência de aguaceiros em alguns locais, mas com baixa probabilidade, e de uma diminuição de temperatura em relação às noites anteriores (até 3ºC de descida), embora a maior descida da temperatura mínima se verifique na noite de dia 30 para dia 31 (até 6ºC de descida).
O dia 1 de Janeiro será um dia de períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na região Sul, com possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco na região Norte. O vento soprará do quadrante oeste em geral fraco, por vezes forte nas terras altas.
De salientar que a agitação marítima será forte na costa ocidental a partir da tarde de dia 31 e no dia 1, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
Previsão para a passagem de ano nos Açores – No dia 30 de Dezembro a passagem de uma superfície frontal fria, deverá provocar chuva durante a madrugada nas ilhas do Grupo Ocidental, até ao inicio da tarde no Grupo Central e durante a tarde nas ilhas do Grupo Oriental. O vento deverá soprar forte (50/65 km/h) com rajadas entre 80 a 90 km/h nos Grupos Ocidental e Central e muito fresco (40/50 km/h) com rajadas até 70 km/h no Grupo Oriental.
No dia 31 de Dezembro, em todas as ilhas, o céu deverá apresentar-se com períodos de muita nebulosidade e no Grupo Ocidental deverá chover a partir da noite. O vento será moderado (20/30 km/h) nos Grupos Central e Oriental e muito fresco (40/50 km/h) no Grupo Ocidental.
Dia 1 de Janeiro, será um dia com valores da humidade relativa muito elevados, com a ocorrência de precipitação principalmente durante a madrugada e manhã. O vento continuará a soprar moderado (20/30 km/h) do quadrante sul.
De dia 30 de Dezembro a 1 de Janeiro a temperatura mínima deverá oscilar entre 13 e 16ºC e a máxima entre 17 e 20ºC em todo o arquipélago.
Previsão para a passagem de ano na Madeira – Até dia 30, o estado do tempo na Madeira vai ser condicionado por um anticiclone localizado entre a Madeira e o Continente, em deslocamento lento para leste. Prevê-se períodos de céu muito nublado, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, e vento do quadrante leste fraco a moderado.
Dia 31, domingo, com a passagem de uma superfície frontal fria, em fase de dissipação, prevê-se a ocorrência de aguaceiros fracos durante a tarde. Na passagem de ano existe uma baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, o vento será de nordeste fraco a moderado e a temperatura não registará alterações significativas.
Relativamente à agitação marítima prevê-se que na costa norte as ondas sejam de noroeste com 2 a 3 metros e, na costa sul, de sudoeste com 1 metro.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: