terça-feira, 23 de janeiro de 2018

6571. PORTUGAL: Análise ponderada para dia de 31 de Dezembro de 2017

Acima publicam-se os quadros referentes à situação meteorológica para as estações meteorológicas portuguesas representadas no portal WeatherOnline. O quadro superior refere-se ao acumulado das temperaturas máximas registadas diariamente entre 1 de Janeiro de 2017 e 31 de Dezembro de 2017; o quadro inferior refere-se ao acumulado das precipitações máximas diárias ocorridas ao longo do mesmo período de tempo.
Assim, no dia 31 de Dezembro do ano passado, observamos que em Portugal, relativamente à acumulação de temperaturas máximas diárias, os valores mostraram uma clara tendência para subir relativamente à situação observada no dia 30 de Setembro do ano passado em quase todas as estações meteorológicas. O último trimestre do ano (Outubro, Novembro e Dezembro de 2017) foram meses onde predominaram uma acumulação de temperaturas máximas absolutas nitidamente acima dos valores normais esperados.
Relativamente à precipitação máxima diária acumulada, constata-se que, no período compreendido entre 1 de Janeiro de 2017 e 31 de Dezembro de 2017, todas as estações meteorológicas portuguesas acumularam valores inferiores ao normal, traduzindo um ano seco em todo o território nacional, incluindo o continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Nos meses do Outono (Outubro, Novembro e Dezembro), a situação de défice de precipitação global tendeu a agravar-se ligeiramente no conjunto de todas as estações meteorológicas do país, sobretudo no território de Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, embora já se notasse um desagravamento desse défice em alguns locais, com maior incidência no Arquipélago dos Açores.

Sem comentários: