quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

6575. PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo instável e frio

Carta Sinóptica de superfície prevista
para 25 de Janeiro de 2018_12h00
Fonte: MetOffice
=============


O estado do tempo em Portugal Continental passará estar condicionado, a partir desta noite, pela aproximação e passagem de uma superfície frontal fria, associada a um vasto campo complexo de baixas pressões no norte da Europa.
Assim, a partir desta noite ocorrerá um aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, estendendo-se de norte para sul e do litoral para o interior. Após a passagem da superfície frontal, os períodos de chuva darão lugar a aguaceiros, mais intensos e frequentes nas regiões do norte e centro; a entrada de ar muito frio em altitude favorecerá uma maior instabilidade, pelo que os aguaceiros poderão ser acompanhados de trovoadas e de queda de granizo. O ar frio pós-frontal fazer-se-á sentir na cota de neve, que poderá baixar para altitudes em torno dos 600/800 metros de altitude nas regiões do interior norte e centro, durante a madrugada e manhã de amanhã, Quinta-feira; a maior instabilidade tenderá a permanecer no litoral oeste e nas regiões mais montanhosas.
O vento tornar-se-á moderado a forte de noroeste, especialmente nas terras altas do norte e centro, onde as rajadas serão de noroeste.

Sem comentários: