terça-feira, 30 de janeiro de 2018

6580. PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo instável e muito frio

Carta Sinóptica de Superfície prevista
para dia 1 de Fevereiro de 2018_12h00
Fonte: MetOffice
=============


A partir de amanhã, o estado do tempo em Portugal Continental passará a estar condicionado pela presença de um anticiclone centrado no oceano Atlântico e baixas pressões centradas no centro da Europa; deste modo, estabelecer-se-á uma corrente predominante de norte, com a entrada de uma corrente de ar muito fria, precedente de latitudes muito elevadas.
Uma superfície frontal fria irá atravessar o território de Portugal Continental a partir do final de Quarta-feira e ao longo da madrugada de Quinta-feira; a sua deslocação efectuar-se-á de norte para sul, levando ao aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação, escassa e concentrada sobretudo nas regiões montanhosas do norte e centro, onde será de neve. Após a passagem da superfície frontal fria, o vento rodará para norte, soprando moderado a forte, com rajadas nas terras altas; a temperatura do ar descerá, sobretudo nas regiões do interior norte e centro.
Uma outra superfície frontal de fraca actividade deverá atravessar o território de Portugal continental ao longo da noite de Sábado para Domingo, afectando sobretudo as regiões do norte e centro.

Sem comentários: