quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

6581. Vento forte e temperaturas baixas no continente

Uma vasta região anticiclónica, relativamente intensa, localizada às 12UTC de dia 1 de Fevereiro a norte dos Açores e em crista até à Islândia, originará o transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente e uma intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas terras altas.
Assim, prevê-se a partir da manhã de dia 1, vento forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 km/h. Adicionalmente, verificar-se-á uma descida dos valores da temperatura máxima em todo território, entre 3 e 6ºC. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico, em especial entre a tarde de dia 1 e a manhã de 2.
Até dia 4, continuar-se-á a fazer sentir vento forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, com excepção de dia 3, em que se prevê um enfraquecimento temporário do vento.
No dia 3, a aproximação e passagem de um sistema frontal de fraca actividade, poderá originar precipitação fraca na generalidade do território, com probabilidade entre 35 e 60% a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e inferior a 35% a sul do referido sistema, que a ocorrer será sob a forma de neve em cotas baixas.
* * * * * * * *
Fonte: IPMA

Sem comentários: