segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

6595. AÇORES: Cerca de 300 sismos desde o início da madrugada



Centenas de pequenos sismos de média magnitude, com valores entre 1,9 e 3,2 na escala de Richter, foram registados desde o início da madrugada desta segunda-feira na ilha de São Miguel, nos Açores. De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) “desde as 23h47 horas do dia 11 de Fevereiro registou-se um incremento significativo da actividade sísmica na parte central da ilha de S. Miguel, numa zona epicentral localizada entre o Vulcão do Fogo e o Sistema Vulcânico Fissural do Congro”.
O responsável pelo CIVISA, João Luís Gaspar, considera ainda expectável que se mantenha a actividade sísmica durante o dia na ilha de São Miguel e que seja sentida pela população. “A manter-se o padrão sismológico que se tem vindo a registar desde a madrugada é provável que tenhamos novos sismos sentidos pela população”, disse João Luís Gaspar em declarações à agência Lusa.
De acordo com o mesmo responsável, este tipo de “crises sísmicas é normal”, recordando que na ilha de São Miguel ocorreu um episódio “acima do normal” em 2005 que “durou algum tempo”, acrescentando tratar-se de uma zona em que, regra geral, há actividade sísmica ao longo de todo o ano. “Neste caso, esta actividade está mais concentrada no tempo e espaço. Vamos ter de acompanhar nas próximas horas mas, é muito provável, face no padrão que temos vindo a observar, que esta actividade se venha a manter ao longo do dia”, avançou.
O especialista explicou que o CIVISA tem vindo a registar desde a meia-noite (menos uma hora do que em Lisboa) um “incremento da actividade sísmica na parte central da Ilha de São Miguel”, eventos todos de baixa magnitude, regra geral inferior a três, com epicentro entre a Lagoa do Fogo e a Lagoa do Congro.
“Como os epicentros são em terra e próximos de zonas habitacionais, cerca de duas dezenas foram sentidos, ao longo da noite e madrugada, pela população”, disse, explicando que o sismo mais forte foi registado pelas 6h18 locais, com intensidade máxima de V na escala de Mercalli Modificada. Para João Luís Gaspar tratam-se de sismos que não provocaram “quaisquer estragos”, mas que, ao serem sentidos pela população “causaram alguma apreensão”.
Ao início da manhã, também o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) confirmou a ocorrência de múltiplos sismos, de média magnitude, a partir das 2h53 (3h53 no continente) nos mesmos locais. Em comunicado, o IPMA informou que tem sido detectado um aumento da actividade sísmica na região do Congro (Lago do Congro, Vila Franca do Campo). Como exemplo, e de acordo com o IPMA, os sismos foram sentidos nas freguesias de Porto Formoso, Rabo de Peixe, Água do Alto e Furnas com magnitudes de 2,7, 3,0, 3,2, 3,2 e 3,1, respectivamente, entre as 3h06 e 4h05.
Posteriormente, foram sentidos mais sismos nas zonas da Ribeira Seca (freguesia de Vila Franca do Campo) e em São Brás (freguesia da Ribeira Grande) com magnitudes a variar entre 2,9 e 3,2, respectivamente. O IPMA adianta ainda que são de esperar mais sismos sentidos naquela zona.
Apesar do aumento de actividade sísmica, não há, para já, motivos para alarme. De acordo com a especialista em vigilância de sismos do IPMA, Lígia Marques, “é uma crise que, neste momento, não parece estar a abrandar”, mas não é caso para grandes preocupações, adiantou à TSF.  A sismóloga esclareceu que esta actividade sísmica se deve a uma falha que se está a movimentar e “estas situações são normais”. Ainda assim, recomendou às populações a ficarem alerta para o caso de se registar um sismo de maior intensidade.
Mesmo não tendo sido lançado qualquer alarme, o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores emitiu um comunicado com as últimas informações (que irá actualizando à medida que se registem novas ocorrências).
Também o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores deixou uma lista de recomendações à população. Em caso de sismo, aconselham a que sejam tomados os seguintes procedimentos:
  • mantenha a calma e conte com a ocorrência de possíveis réplicas;
  • não acenda fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás;
  • observe se a sua casa sofreu danos graves e saia imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança;
  • caso duvide da integridade dos circuitos de gás, electricidade ou água, desligue-os imediatamente;
  • nunca utilize os elevadores;
  • confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar;
  • verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros;
  • tenha cuidado com vidros partidos ou cabos de electricidade. Evite ferimentos protegendo-se com vestuário adequado;
  • limpe imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado;
  • se puder, solte os animais domésticos, pois eles cuidam de si próprios;
  • afaste-se das praias porque pode ocorrer uma onda gigante (tsunami);
  • ligue o rádio, fique atento às recomendações difundidas e não contribua para a divulgação de boatos;
  • siga sempre as recomendações dos agentes das autoridades presentes, eles estão nos locais para o ajudar;
  • assim que oportuno, verifique a validade dos seguros da sua casa e viatura e certifique-se que têm cobertura para fenómenos sísmicos.
O especialista do CIVISA reforça a importância de seguir as precauções recomendadas pelo serviço de Protecção Civil Regional e Bombeiros dos Açores para que as pessoas não permaneçam em casas de maior vulnerabilidade à actividade sísmica.
“Na zona rural da ilha de São Miguel temos algumas habitações com pedra solta menos resistentes à acção sísmica”, adiantou o responsável, lembrando a necessidade de se evitar circular em ruas e caminhos que sejam ladeados por taludes mais íngremes. “Ou seja, as recomendações normais que os açorianos já estão habituados a seguir”, frisou.
* * * * * * * * * * * *
Fonte: Observador

Sem comentários: