sexta-feira, 9 de março de 2018

6656. PORTUGAL CONTINENTAL: Temporal a partir do final da tarde de Sexta-feira

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 10 de Março de 2018_00h00
Fonte: MetOffice
=============
O estado do tempo estará hoje condicionado pelo cavamento de um centro de baixas pressões a noroeste da Península Ibérica (Tempestade baptizada de FELIX), que originará instabilidade atmosférica que afectará o território de Portugal Continental e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Assim, várias linhas de instabilidade girando em torno do núcleo depressionário atravessarão o território de Portugal Continental, particularmente a partir da noite de Sexta-feira para Sábado. As precipitações tornar-se-ão frequentes, podendo ser fortes e acompanhadas de trovoadas durante a passagem das linhas de instabilidade. O cavamento da depressão ao longo desta Sexta-feira irá reflectir-se também num aumento da intensidade do vento, que tornar-se-á moderado a forte, com rajadas muito fortes, do quadrante sudoeste, podendo originar fenómenos excepcionais de ventos extremos. No mar espera-se também uma forte ondulação.
Esta instabilidade será particularmente sentida também na noite de Sábado para Domingo, prevendo-se um desanuviamento do temporal a partir da tarde de Domingo, com o deslocamento para nordeste do centro de baixas pressões.

Sem comentários: