quarta-feira, 20 de julho de 2022

8674. São Miguel (Açores)

 

No meio do Atlântico oriental, 1.800 quilómetros a oeste do Estreito de Gibraltar, o arquipélago dos Açores fica na junção das placas norte-americana, euro-asiática e africana. A cadeia de ilhas vulcânica e sismicamente activa começou a se formar há cerca de 10 milhões de anos sobre um ponto quente no manto da Terra. Hoje, esta região autónoma de Portugal é um Geoparque Global da UNESCO .

A ilha mais vulcanicamente activa é São Miguel, mostrada acima nestas imagens adquiridas em 9 de Dezembro de 2018, pelo Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8.

Com 760 quilómetros quadrados (290 milhas quadradas), São Miguel é a maior das nove ilhas dos Açores e alberga metade da sua população – a maioria da qual vive em Ponta Delgada, a capital económica dos Açores. O ponto mais alto da ilha é o Pico da Vara, que se eleva a uma altitude de 1.080 metros (3.545 pés) acima do nível do mar.

São Miguel compreende seis zonas vulcânicas que se formaram nos últimos 3 milhões a 4 milhões de anos. Mas a ilha não assumiu sua forma moderna até cerca de 50.000 anos atrás , quando uma erupção de lava de formação de terra se juntou aos maciços vulcânicos orientais e ocidentais.

A mais antiga das seis zonas vulcânicas fica a leste; a mais jovem fica a oeste, onde ocorreu a actividade vulcânica mais recente . Três dos vulcões ainda estão activos, embora adormecidos, incluindo o Sete Cidades, que entrou em erupção pela última vez de um respiradouro submarino na costa oeste em 1880.


Nesta vista detalhada, uma série de cones vulcânicos menores e dois lagos são visíveis dentro da caldeira das Sete Cidades. A caldeira do cume, com cerca de 5 quilómetros (3 milhas) de largura e 400 metros (1.300 pés) de profundidade, formou-se quando o cume desabou cerca de 22.000 anos atrás . Dois outros cones vulcânicos também aparecem na imagem: a Caldeira do Alferes , que se formou durante uma erupção por volta de 2050 aC, e a Caldeira Seca, que entrou em erupção pela última vez em 1444.

A Lagoa das Sete Cidades é composta por dois ramais interligados: Lagoa Verde (Lago Verde) e Lagoa Azul (Lago Azul). Juntos, eles cobrem 4,5 quilómetros quadrados (1,7 milhas quadradas). A água do lago é rica em sódio e cloreto devido ao spray de sal marinho.

Os lagos também são propensos à eutrofização, ou excesso de nutrientes. Esses insumos de fósforo e nitrogénio vêm de actividades agrícolas, incluindo a pecuária. A eutrofização ocorre com mais frequência na parte norte do Lago Verde, levando ao crescimento excessivo de plantas aquáticas e proliferação de algas.

 

Imagens do Observatório da Terra da NASA por Lauren Dauphin , usando dados Landsat do US Geological Survey. História de Sara E. Pratt.

 

Sobre a Ilha Terceira, veja postagem teclando aqui.

 

Fonte: Earth Observatory

Sem comentários: