domingo, 6 de agosto de 2006

357. Vinte e seis incêndios activos, 19 por circunscrever às 18:00 horas


Imagem de Satélite (17H14)
Fonte: Weatheronline
* * *
-Incêndios ao longo da faixa ocidental da Península Ibérica;
-Aguaceiros e trovoadas em algumas regiões do
Sudoeste da Península Ibérica.
* * *
Vinte e seis incêndios estavam activos às 18:00 de hoje, 19 dos quais por circunscrever em dez distritos portugueses, segundo d ados do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC). As chamas afectavam localidades dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra , Guarda, Leiria, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
No distrito de Aveiro estão por circunscrever dois incêndios, um em Oiã (Oliveira do Bairro) iniciado as 15:29 e outro em Azurva (Aveiro) que deflagrou as 17:57 de hoje. A combater os dois fogos estão 41 homens apoiados por 11 viaturas e trê s helicópteros.
Segundo os dados, no distrito de Braga estavam activos dois incêndios, um em São Bartolomeu (Amares) que deflagrou na noite sábado e cujas chamas estav am a ser combatidas por 52 homens apoiados por 14 viaturas, e um outro iniciado às três da manhã em Parada de Bouro, concelho de Vieira do Minho. No combate ao incêndio no concelho de Vieira do Minho estão 66 homens a poiados por 19 viaturas.
No distrito de Coimbra estavam activos quatro incêndios, três deles ini ciados durante a tarde: Midões, Várzea de Candosa, Condeixa-a-Velha e Vala da Ma lhada. O fogo de Midões que deflagrou as 11:52 de hoje estava a mobilizar 106 homens apoiados por 27 viaturas e um avião.Em Várzea-de-Candosa (Tábua), o incêndio que deflagrou ás 14:36 está a ser combatido por 42 bombeiros com 10 viaturas enquanto um outro fogo iniciado à s 15:24 em Condeixa-a-Velha mobilizava 44 homens apoiados por 13 viaturas um helicóptero e um avião. Na localidade de Vala da Malhada (Cantanhede) um total de 17 bombeiros e seis viaturas combatem chamas iniciadas as 16:35.No distrito da Guarda, 53 bombeiros apoiados por 12 viaturas e um helicóptero estavam desde as 13:30 a combater um incêndio em Porto de Ovelha (Almeida).
Outros 33 homens apoiados por oito viaturas e um helicóptero combatiam um incêndio deflagrado as 15:38 em Sequeira (Guarda).
Ainda de acordo com os dados, no distrito de Leiria estava por circunscrever um incêndio em Codaçal (concelho de Porto de Mós), mobilizando 97 homens c om 27 viaturas, um avião e um veículo de comando e comunicações. Neste distrito os bombeiros combatem também as chamas em Mira de Aire (Porto de Mós) e Mata Mourisca (Pombal). Em Mata Mourisca o fogo estava a mobilizar 115 homens com 31 viaturas e dois helicópteros.
No distrito do Porto, estavam, às 18:00 de hoje, três incêndios activos, um deles por circunscrever, nomeadamente o de Eiriz, concelho de Paços de Ferreira que mobilizou 20 bombeiros e cinco viaturas. Outros dois incêndios (Real e Lugar de Maranchinho) estavam já circunscritos.
No distrito de Santarém, o SNBPC registava, à mesma hora, três incêndio s por circunscrever: Cardal (Ferreira do Zêzere), Cortiçal (Santarém) e Minde (A lcanena). Um total de 209 bombeiros apoiados por 59 veículos, dois helicópteros e um avião combatem as chamas nestes dois locais.
Em Viana do Castelo, um incêndio que deflagrou na tarde de sexta-feira no Lordelo (concelho de Arcos de Valdevez) estava já circunscrito e a ser combatido por 19 homens apoiados por seis viaturas e três pelotões de militares. Ainda no distrito de Viana do Castelo, estavam por circunscrever outros dois incêndios: um que deflagrou na noite de sábado em Ferreira (Paredes de Coura) e outro iniciado na tarde de hoje em Casares, concelho de Arcos de Valdevez.
Em Vila Real, o SNBPC referia a existência de um fogo iniciado ás 13:39 de hoje em Abrecovo (concelho de Sabrosa) e que estava a ser combatido por 35 bombeiros apoiados por nove viaturas e dois aviões.
No distrito de Viseu os bombeiros estavam a braços com três incêndios: Arnas (Sernancelhe), Mosteiro de Fraguas (Tondela) e Mouraz (Tondela).
Segundo o SNPC, sábado foi o dia em que se registou o maior número de i ncêndios em Portugal desde o início de Julho, num total de 422 fogos. O risco de incêndio está hoje no nível máximo no Norte e Centro do país devido às elevadas temperaturas, que devem ultrapassar os 40 graus em alguns distritos, segundo as previsões do Instituto de Meteorologia. Treze dos 18 distritos de Portugal continental encontram-se em risco "m áximo" ou "muito elevado" de incêndio, de acordo com dados do mesmo instituto.
Fonte:
Agência LUSA 2006-08-06 18:45:02

Sem comentários: