sexta-feira, 10 de junho de 2011

3531. Nível do mar deverá registar subida de cerca de um metro até 2100

O nível da água do mar deverá registar uma subida de cerca de um metro em 2100 face ao ano 2000 como consequência do aquecimento global, indica um estudo do Governo australiano. "A estimativa plausível da subida do nível da água do mar em 2100, em comparação com a registada em 2000, é de 0,5 a um metro", indica o estudo intitulado "A década crítica" da Comissão das Alterações Climáticas do governo australiano.
Este valor supera as estimativas do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas da ONU, que prevê um aumento entre os 0,18 e os 0,76 metros para o mesmo período de tempo, indica o documento. O nível da água do mar já aumentou cerca de 20 centímetros desde 1880, refere o estudo.
A Comissão das Alterações Climáticas do governo australiano defende a "descarbonização" da economia australiana, a redução ao máximo das emissões de carbono e a utilização das energias limpas até 2050. O líder da comissão, Tim Flannery, disse que a Austrália tem exactamente oito anos e sete meses para cumprir com o objectivo de reduzir em cinco por cento a emissão de dióxido de carbono até 2020, face aos níveis de 2000, segundo a televisão australiana ABC.
A Austrália é uma das nações mais poluentes do mundo em termos per capita, com uma taxa cinco vezes superior à da China, o maior mercado das suas exportações de carbono e outros recursos naturais. A Austrália assinou o protocolo de Quioto em 2007 e actualmente o país enfrenta um aceso debate sobre a possibilidade de criação de um imposto sobre as emissões de carbono.
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: