quarta-feira, 26 de julho de 2017

6356. Ciclone extra-tropical



Os ciclones que se formam sobre as latitudes médias da Terra – como a tempestade que girou sobre os EstadosUnidos em 2010 – são muitas vezes memoráveis ​​para o vento, a chuva e os tornados que podem gerar. Mas nem todos esses sistemas de baixa pressão oferecem um clima severo.
Em 16 de Julho de 2017, o Spectroradiometer de Imagem de Resolução Moderada (MODIS) no satélite Terra da NASA capturou esta imagem de rotação ciclónica na costa de Portugal. É possível que as nuvens nem sequer produzam chuva, mas ainda fazem uma imagem impressionante. Esta imagem foi composta com luz visível e infravermelha (bandas MODIS 7-2-1), uma combinação que destaca o contraste entre nuvens e a superfície terrestre.
Na vizinhança da Península Ibérica, esses sistemas de baixa pressão são relativamente lentos e tendem a ser pouco desenvolvidos no Verão; geralmente formam nuvens sem precipitação. Em contraste, os sistemas de movimento rápido dominam no Inverno, quando são mais desenvolvidos e, muitas vezes, estão ligados a fortes chuvas e ventos mais fortes.
"Um ciclone lento sobre a costa portuguesa sugou um ar seco e sem nuvens da Península Ibérica e um ar húmido e nublado do Atlântico, formando uma espiral", disse Peter Knippertz, meteorologista do Instituto de Tecnologia Karlsruhe. Ele observou que as nuvens envolvidas na circulação parecem ser estratocúmulos marinhos.
As áreas continentais quentes e secas geralmente têm menor pressão atmosférica menor (baixas térmicas) do que o oceano próximo. Às vezes, essas baixas térmicas tornam-se móveis e deslocam-se para o exterior. Quando a imagem foi captada, houve um contraste particularmente forte entre o Atlântico Norte e a Europa continental. De acordo com Knippertz, a Península Ibérica estava a experimentar uma onda de calor no momento, com temperaturas generalizadas acima de 40 graus Celsius (100 ° Fahrenheit).
Precisamente o que causou essa rotação de latitude média permanece um pouco misterioso. "Eu chamaria isso de redemoinho mesoescala de baixo nível", disse Stephen Munchak, meteorologista de pesquisa no Goddard Space Flight Center da NASA.
Rotações ciclónicas como esta geralmente ocorrem durante os meses de verão sobre a Ibéria, bem como Marrocos. Veja a circulação de Marrocos em Julho de 2016 e, mais recentemente, em Junhode 2017.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: