quarta-feira, 11 de abril de 2018

6689. PORTUGAL: Análise ponderada para dia de 31 de Março de 2018


Acima publicam-se os quadros referentes à situação meteorológica para as estações meteorológicas portuguesas representadas no portal WeatherOnline. O quadro superior refere-se ao acumulado das temperaturas máximas registadas diariamente entre 1 de Abril de 2017 e 31 de Março de 2018; o quadro inferior refere-se ao acumulado das precipitações máximas diárias ocorridas ao longo do mesmo período de tempo.
Assim, no dia 31 de Março deste ano, observamos que em Portugal, relativamente à acumulação de temperaturas máximas diárias, constata-se que as estações meteorológicas das Lajes/Terceira, Horta/Faial, Ponta Delgada, Santa Maria, Ovar, Évora, Base Aérea de Beja e Beja acumularam valores absolutos acima da média ao longo do período compreendido entre 1 de Abril de 2017 e 31 de Março de 2018, traduzindo um ano com registo de temperaturas máximas absolutas acumuladas acima do normal (ano quente ou muito quente). Nas restantes estações os valores acumulados de temperatura máxima no mesmo período foram normais ou inferiores ao normal.
A soma dos valores absolutos mostraram uma tendência para diminuir relativamente à situação observada no dia 31 de Dezembro do ano passado, pelo que se pode considerar que o primeiro trimestre deste ano (Janeiro, Fevereiro e Março) predominou uma acumulação de temperaturas máximas absolutas inferiores aos valores normais esperados.
Relativamente à precipitação máxima diária acumulada, constata-se que, no período compreendido entre 1 de Abril de 2017 e 31 de Março de 2017, todas as estações meteorológicas portuguesas acumularam valores inferiores ao normal, traduzindo um ano seco em todo o território nacional, incluindo o continente e os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
No primeiro trimestre deste ano (Janeiro, Fevereiro e Março), a situação de défice de precipitação global teve um ligeiro agravamento no conjunto de todas as estações meteorológicas do país. Este facto explica-se pelo prolongamento da situação de seca até muito tarde, ao longo do trimestre.

Sem comentários: