Serra da Estrela

NUVENS

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

8483. Seca na Península Ibérica

Uma seca severa que começou em novembro de 2021 piorou significativamente, levando as autoridades em Portugal a limitar o uso de cinco barragens hidrelétricas para produção de energia e irrigação depois que alguns reservatórios atingiram baixas significativas.

Na Espanha, o janeiro mais seco em 20 anos esgotou os reservatórios abaixo de 45% de sua capacidade, com a Andaluzia no sul e a Catalunha no nordeste enfrentando as piores condições de seca, segundo a AgênciaMeteorológica do Estado da Espanha .

O período de seca em Portugal começou em novembro de 2021 e agravou-se em dezembro; no final de janeiro, quase todo o país passava por condições de seca moderada a severa, segundo o Instituto Português de Meteorologia . No meio do que normalmente seria o inverno chuvoso, 54% do país estava passando por seca moderada, 34% estava em seca severa e 11% estava em seca extrema.

Estes pares de imagens acima e abaixo revelam os baixos níveis de água e as linhas costeiras expostas das albufeiras do Alto Rabagão e Alto Lindoso, no norte de Portugal. Todas as imagens foram adquiridas pelo OperationalLand Imager (OLI) no Landsat8 em 6 de março de 2021 e 5 de fevereiro de 2022.

No início de fevereiro, as autoridades portuguesas anunciaram que o Alto Lindoso e três outros sistemas de barragens-reservatório (não incluindo o Alto Rabagão) limitarão o uso de água para geração de energia a algumas horas por semana. Portugal tem um programahidrelétrico significativo com cerca de 60 barragens em todo o país gerando 10,6 Terawatts-hora de energia em 2019 – cerca de 30% da energia do país e metade de sua energia renovável. Uma outra barragem, Bravura, não será usada para irrigação. Em toda a região, a falta de precipitação deixou muitos agricultores lutando para encontrar pastagens suficientes para seu gado.

O esgotamento do reservatório de Alto Lindoso - que fica ao longo da fronteira da Espanha e Portugal - para 15% da capacidade expôs a cidade de Aceredo, na Espanha, há muito submersa. O ressurgimento da vila, que foi inundada quando o reservatório foi enchido em 1992, trouxe turistas para visitar as ruínas.

A seca também é visível em observações de gravimetria de satélite feitas pelos satélites GravityRecovery and Climate Experiment Follow-On (GRACE-FO), que medem oarmazenamento de água subterrânea e a umidade do solo .

Imagens do Observatório da Terra da NASA por Lauren Dauphin, usando dados Landsat do US Geological Survey . História de Sara E. Pratt .

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Fonte: NASA (Earth Observatory)


Sem comentários:

Enviar um comentário