As enchentes na Espanha em 2024
começaram em 29 de Outubro, quando chuvas torrenciais que equivalem ao volume
de precipitação anual ocorreram em apenas 8 horas em várias áreas no sudeste do
país, incluindo a Comunidade Valenciana, Castela-Mancha e Andaluzia. As cheias
resultantes causaram a morte de pelo menos 205 pessoas (202 na Comunidade
Valenciana e 3 na Andaluzia e Castela-La Mancha, com um número provisório de
1900 pessoas desaparecidas e danos materiais muito substanciais.
Contexto – Um grande número de
inundações foram registadas em Valência desde 1321 até a história recente, como
a enchente de Valência de 1957 causada por uma gota fria de três dias, que
resultou em um transbordamento significativo do rio Túria e em pelo menos 81
mortes. Em resposta ao desastre, o governo espanhol aprovou um plano para redireccionar
o Túria para o sul de Valência, três quilómetros de seu curso original.
A enchente de 1957 resultou em
pelo menos 81 mortes. Em resposta ao desastre, o governo de Francisco Franco
aprovou um plano para redireccionar o rio Túria para o sul da cidade de
Valência, três quilómetros de seu curso original. Em Setembro de 2019,
enchentes mataram seis pessoas em Vega Baja del Segura. Como medida para
responder a futuros incidentes de inundação, o governo de Ximo Puig estabeleceu
a Unidade Valenciana de Emergências. Após as eleições regionais da Comunidade
Valenciana de 2023, o governo de Carlos Mazón encerrou a unidade, que
considerou uma "despesa supérflua".
Em 25 de outubro de 2024, o
meteorologista da Agência Estatal de Meteorologia (AMET) da Espanha, Juan Jesús
González Alemán, alertou que a próxima gota fria tinha potencial para se tornar
uma tempestade de alto impacto. A sua declaração foi inicialmente recebida com
escárnio e acusações de “alarmismo” na plataforma de redes sociais X.
Inundação: Comunidade Valenciana
– Em 29 de outubro de 2024, uma queda de temperatura trouxe inundações
repentinas drásticas ao sul e sudeste da Espanha, principalmente na região de
Valência.
Às 06h42, a Agência Meteorológica
do Estado (AEMET) emitiu um alerta meteorológico laranja para o sul de
Valência. Menos de 20 minutos depois, o porto de Valência anunciou que iria
encerrar. Às 07h36, a AEMET emitiu um alerta meteorológico vermelho para o
interior valenciano e elevou seu alerta anterior para o nível mais alto. A essa
altura, a Plana d'Utiel já estava recebendo fortes chuvas.
Às 10h30, os serviços de
emergência estavam resgatando pessoas de seus veículos em Ribera. Às 11h30, a
ravina de Chiva transbordou e inundou o município; Chiva viu quase 500
milímetros de precipitação durante o dia.
Às 11h45, os serviços de
emergência emitiram um alerta aos municípios situados ao longo do rio Magro. Às
12:00 o Magro transbordou em Utiel, que registou 200 mm na precipitação. Às
12h20, os serviços de emergência alertaram os municípios situados ao longo do
barranco do Poyo.
Na hora seguinte, os municípios afectados
pela tempestade ficaram sem energia eléctrica e sem telefone. Ao meio-dia, o
governo local enviou todos os seus trabalhadores para casa, citando o
"risco muito alto para a população" da gota fria. Às 14h, todos os seus
escritórios estavam fechados. A ravina do Poyo registou picos de descarga de
cerca de 2.300 m3 por segundo em Paiporta. arcas mais afectadas de Valência
Às 13h, o presidente valenciano,
Carlos Mazón, concedeu uma entrevista colectiva, na qual afirmou que a
intensidade da tempestade diminuiria até as 18h. Mas por volta das 17h35, os
serviços de emergência já emitiam alertas sobre o transbordamento dos rios
Magro e Júcar. Às 18h30, o Poyo transbordou em Torrent e inundou rio abaixo por
várias cidades da Horta Sul. Muitas pessoas morreram, enquanto outras buscaram
refúgio na Autovia V-30 ou em centros comerciais. Às 19h25, uma ponte em
Picanya foi destruída pelas águas agitadas.
Às 20h12, a Generalitat
Valenciana emitiu um alerta por SMS, aconselhando os cidadãos valencianos a
permanecerem em casa. Às 20:36, o governo espanhol recebeu um pedido de
intervenção da Unidade de Emergências Militares (UME) da Comunidade Valenciana.
Às 21:00, Mazón reapareceu para declarar as inundações uma “situação sem
precedentes”. Por volta da meia-noite de 30 de outubro, a equipe de mídia
social de Mazón apagou um tweet no qual ele afirmava que a tempestade iria se
dissipar.
O Plan Sur, o novo leito do rio
Turia construído após a sua inundação catastrófica em 1957, evitou inundações
na cidade de Valência, mas provocou inundações nas regiões a sul. As cheias
acabaram por afectar todos os núcleos populacionais da Horta Sud, bem como a
maioria dos núcleos do Campo de Túria e de Requena-Utiel.
Outras regiões – Na Andaluzia, a
tempestade causou deslizamentos de terras e danos em edifícios, estradas,
pontes e terras agrícolas. Várias pessoas tiveram que ser resgatadas pela
Guarda Civil. Os meteorologistas emitiram previsões de que novas tempestades
atingirão as regiões em 31 de outubro de 2024.
Vítimas – As cheias resultantes
causaram a morte de mais de 205 pessoas, incluindo 202 na província de
Valência, mais duas em Castela-La Mancha e uma na Andaluzia. Segundo dados
provisórios do governo valenciano, baseados em chamadas para um número de
emergência sobre familiares desaparecidos, cerca de 1,9 mil pessoas foram
declaradas desaparecidas; mais cinco pessoas também estão desaparecidas em
Castilla–La Mancha. Entre os desaparecidos estavam 16 membros da comunidade
romena da Espanha.
As inundações também causaram
danos significativos a edifícios e infraestruturas, arrastando carros e
descarrilando um trem de alta velocidade, mas não ferindo nenhum dos seus quase
300 passageiros. Segundo José Ángel Núñez, climatologista chefe da AEMET, a
maior parte das mortes ocorreu em localidades onde não houve chuva. Entre as
vítimas mortais encontram-se dois homens da Colômbia e do Reino Unido.
A região de Múrcia também foi
afectada pelas cheias, embora em menor grau do que outras regiões. As
inundações também atingiram as províncias de Teruel e Saragoça, em Aragão. Vários
vídeos gravados de inundações repentinas mostraram civis agarrados às árvores
para resistir ao rápido fluxo da enchente, com 30 pessoas em Letur ficando
presas nas águas da enchente.
Consequências – Doze voos foram
desviados do Aeroporto de Valência devido a fortes chuvas e ventos, enquanto
mais 10 chegadas e partidas no aeroporto foram canceladas. No Aeroporto de
Málaga, vários voos foram cancelados ou desviados em 29 de outubro, até que os
serviços normais foram retomados em 30 de outubro. No rescaldo inicial e nos
dias seguintes ao desastre e à falta de coordenação governamental, milhares de
valencianos voluntariaram-se e organizaram-se para ajudar as cidades afectadas,
tanto com ajuda material (alimentos) como física (ajudando a limpar ruas e
escombros).
Durante os dias 30 de Outubro e 1
de Novembro, cerca de mil soldados espanhóis foram gradualmente destacados para
as áreas mais afectadas. Devido à saturação do número de emergência causada
pelo elevado número de incidentes reportados, muitas pessoas recorreram às
redes sociais para pedir ajuda para si ou para os seus familiares.
O circuito Ricardo Tormo em
Cheste, Comunidade Valenciana, foi usado como centro de socorro, mas algumas
das suas estradas de acesso foram destruídas pelas inundações. O MotoGP de
Valência agendado para 17 de Novembro foi cancelado, com os seus organizadores a
dizerem que o evento seria realizado noutro local. O Teste Oficial e o Teste
Feminino da Fórmula E da FIA, que seriam realizados no circuito de 4 a 7 de Novembro,
foram cancelados e transferidos para o Circuito del Jarama, em San Sebastián de
los Reyes, Comunidade de Madrid. Foram adiadas para 5 a 8 de Novembro.
As inundações também causaram
danos significativos a edifícios e infraestruturas, destruindo estradas e
carros, e descarrilando um trem de alta velocidade que transportava cerca de
300 pessoas, sem causar feridos. A rede eléctrica sofreu graves danos e os
serviços de distribuição de gás natural foram suspensos por razões de
segurança. Esperava-se que os danos monetários causados pelas cheias fossem os
piores da história espanhola, superando as inundações espanholas de 1983.
Resposta – O governo espanhol
criou um comité de crise para coordenar a resposta nacional ao desastre, com o
primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, observando publicamente seu
monitoramento de relatórios de danos e actualizações de pessoas desaparecidas.
Foram declarados três dias de luto em todo o país.
A Unidade Militar de Emergências
foi enviada a Valência para ajudar nos esforços de resgate. Os socorristas
precisaram usar helicópteros para resgatar moradores presos em Álora, na
Andaluzia, de um rio próximo que estava cheio. Mais de mil soldados espanhóis
foram destacados para as áreas mais afectadas.
O Rei Felipe VI expressou a sua
“desolação e preocupação pela tragédia” e “junto com a Rainha, queremos
transmitir as nossas condolências a todas as famílias afectadas que perderam
entes queridos e que ainda desconhecem o que aconteceu aos seus familiares” e
realizou uma videoconferência com a Unidade Militar de Emergências. O
presidente regional valenciano, Carlos Mazón, informou que vários moradores
estavam desaparecidos por viverem em áreas isoladas, inacessíveis aos
socorristas devido aos danos causados pelas enchentes. O prefeito de Utiel,
Ricardo Gabaldon, informou que o nível da água na cidade subiu para três
metros, deixando vários moradores presos em suas casas e vários outros
desaparecidos. Ele descreveu o dia 29 de outubro como “o pior dia da minha
vida”.
A Prefeitura de Valência
suspendeu todos os eventos desportivos e aulas escolares em 30 de outubro. Doze
voos foram desviados do Aeroporto de Valência devido a fortes chuvas e ventos,
enquanto mais dez chegadas e partidas no aeroporto foram canceladas. O operador
ferroviário espanhol Administrador de Infraestructuras Ferroviárias anunciou a
suspensão de todos os serviços ferroviários de Valência enquanto a situação for
normalizada. Os jogos de futebol da Copa del Rey envolvendo equipes da região
de Valência foram adiados para a semana seguinte.
No Aeroporto de Málaga, vários
voos foram cancelados ou desviados no dia 29 de outubro. O serviço normal foi
retomado em 30 de outubro.[21] A feira do livro de Sevilha foi suspensa nos
dias 29 e 30 de outubro. Os serviços de trem de alta velocidade de Valência
para Madrid, os serviços Metrovalencia e a maioria dos serviços de trens
urbanos em Valência foram suspensos e permaneceram suspensos após o desastre.
Além disso, partes da Autovía A-3/E-901 e A-7/E-15, ambas as principais
rodovias da região, foram bloqueadas devido às inundações e acidentes subsequentes,
bem como várias outras estradas, que eram impossíveis de transitar.
O circuito Ricardo Tormo, em
Cheste, Comunidade Valenciana, foi usado como centro de assistência. Algumas
das estradas de acesso à pista foram destruídas pelas inundações. Outras
cidades na região de Andaluzia também foram bastante afectadas. Jerez de la
Frontera esteve entre as cidades da região Sul com bastante danos à
infraestrutura. A administração de Mazón foi criticada pela forma como lidou
com a resposta às inundações. Porta-voz do Compromís, Agueda Micó
responsabilizou pessoalmente Mazón pelas mortes causadas pelas cheias e
acusou-o de “fugir às suas responsabilidades”.
Alberto Núñez Feijóo, líder do
Partido Popular ao qual Mazón pertence, defendeu a conduta do presidente
valenciano e responsabilizou a AEMET por não ter alertado prontamente os
valencianos. Os comentários de Feijóo foram contrariados pela cronologia dos
acontecimentos: a AEMET emitiu o seu primeiro alerta meteorológico vermelho às
07:36; às 13:00, Mazón minimizou a gravidade da tempestade e afirmou que ela se
dissiparia por volta das 18:00. Os meteorologistas criticaram Feijóo por
questionar o trabalho da AEMET, que, segundo eles, poderia cultivar a
desconfiança nos avisos meteorológicos e colocar as pessoas em maior risco. Vinte
organizações cívicas e sindicatos valencianos pediram a demissão de Mazón.
Em 1 de Novembro, foi relatado
que o Ministro do Interior da França, Bruno Retailleau, ofereceu um contingente
de bombeiros para ajudar no esforço de socorro, com o Ministro do Interior
espanhol, Fernando Grande-Marlaska, rejeitando as ofertas devido ao fato de que
actualmente o governo regional valenciano ainda está encarregado de administrar
a crise e ainda não havia pedido para elevar a tomada de decisões ao governo
central espanhol. O Governo só assumiria o controlo da crise se Mazón o pedisse.
No dia 2 de Novembro de 2024, a pedido de Mazón, Sánchez envia 5.000 soldados,
duplica o número de policiais e pede a Mazón que solicite mais ajuda.
A climatologista alemã Friederike
Otto, do Centro de Política Ambiental, disse que não havia "nenhuma
dúvida" de que as fortes chuvas tinham sido agravadas pelas alterações
climáticas. O climatologista italiano Stefano Materia também atribuiu a
gravidade das inundações aos efeitos das alterações climáticas e descreveu o
actual Mediterrâneo como uma "bomba-relógio". De acordo com uma
análise do Climate Central, as cheias foram influenciadas pelo aumento da temperatura
do Oceano Atlântico.
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Fonte: Wikipédia