segunda-feira, 14 de novembro de 2005

13. Noções de Meteorologia - A água na atmosfera ( I )

* * *
Vapor de água
* * *

A atmosfera terrestre contem quantidades variáveis de água em forma de vapor de água; a maior parte deste encontra-se nos cinco primeiros quilómetros de altitude, na troposfera, procedendo de diversas origens e resultante do fenómeno designado de evaporação.
A evaporação da água, ou seja, a passagem da água do estado líquido para o estado gasoso, é favorecida pelo calor proveniente dos raios solares e da temperatura da própria superfície terrestre.
O processo de evaporação só ocorre nos líquidos e a qualquer temperatura; porém, o fenómeno é facilitado quanto maior for a temperatura dos líquidos ou da camada de ar em contacto com os líquidos.
O vapor de água existe na atmosfera provem principalmente da evaporação das superfícies oceânicas; este processo é facilitado pela rebentação das ondas ao longo das costas dos continentes, permitindo a pulverização da água e a elevação de pequenas gotas de água que, ao evaporarem-se, libertam partículas microscopias que vão flutuar constantemente na atmosfera e que irão contribuir posteriormente para a formação de núcleos de condensação que estarão na origem da formação de nuvens e ocorrência de precipitações.