segunda-feira, 28 de novembro de 2005

36. Aquecimento é "arma de destruição maciça"


A Terra vista do espaço
(Fonte da imagem: www.rtp.pt)

O presidente da Academia das Ciências britânica ( Royal Society), Lorde May, considera que as consequências do aquecimento planetário poderão ser comparadas às das "armas de destruição maciça".
Num discurso hoje publicado, o cientista afirma que "os impactos do aquecimento planetário são numerosos e graves", e refere como exemplos a subida do nível do mar, a alteração do regime das águas e "a maior frequência de acontecimentos extremos como cheias, secas e furacões".
Estes "são cada mais graves, ao ponto de poderem ser comparados às das armas de destruição maciça", sublinha.
Os danos causados pelo Katrina representam "1,7 por cento do Produto Interno Bruto" de 2005 dos Estados Unidos e "é concebível que a parte norte-americana do Golfo do México se torne inabitável daqui até ao fim do século".
"Estudos recentes, feitos antes do Katrina, sugerem que o aumento da temperatura à superfície dos oceanos (...) não afectará sensivelmente a frequência dos furacões mas terá efeitos muito importantes na sua intensidade", lembrou.
Segundo um comunicado da Royal Society, o discurso de Lorde May foi publicado dois dias antes de ser proferido para coincidir com a abertura, hoje, em Montreal, de uma conferência da ONU sobre as alterações climáticas que terá como tópico dominante o reforço da luta contra o efeito de estufa.
"A reunião de Montreal poderá ser construtiva, na sua perspectiva, se decidir pelo menos o lançamento de um estudo" sobre as reduções dos gases com efeito de estufa necessários para estabilizar as concentrações destas substâncias na atmosfera a um nível "inferior ou superior" a 550 partes por milhão.
Um estudo como esse poderia "sensibilizar os responsáveis políticos", "hoje em dia mais preocupados" com a impopularidade das medidas contra as alterações climáticas do que pelas "consequências para o planeta de uma acção demasiado tardia".
Fonte: Agência Lusa

Sem comentários: