Carta Sinóptica de Superfície prevista para Sábado,
1 de Abril (12h00)
* * *
Com o desaparecimento das precipitações e a diminuição da intensidade do vento nas regiões do Norte, começam a persistir condições de estabilidade anticiclónica em todo o território de Portugal Continental.
A Península Ibérica vai passar a estar sob a acção de uma vasta área de altas pressões que se estende desde o Arquipélago dos Açores, no Oceano Atlântico, até ao Mar Mediterrâneo; esta situação de estabilidade em superfície reflecte a presença, em altitude, de uma crista ou dorsal anticiclónica sobre o Norte de África e que alcança as regiões do Sul da Península.
A presença de uma área de baixas pressões localizada a Oeste da Irlanda origina os ventos de Oeste que afectam sobretudo as regiões dói Norte; no entanto, a intensidade destes ventos irá diminuindo progressivamente. Também se tem notado a existência de bandas de nuvens de tipo médio e alto, mas em princípio não vão originar qualquer episódio de instabilidade ou de precipitações (apenas em alguns pontos do Noroeste poderá ocorrer alguma precipitação fraca devido à entrada de ventos húmidos provenientes do Oceano Atlântico).
Espera-se que estas condições de estabilidade atmosférica se mantenham ao longo de todo o fim-de-semana que se aproxima; apenas a partir da próxima Terça-feira se deverá começar a fazer sentir a aproximação de uma depressão Atlântica que irá condicionar o estado do tempo em Portugal Continental, dando origem a precipitações.
Sem comentários:
Enviar um comentário