quinta-feira, 11 de maio de 2006

192. Noções de Meteorologia - Conceitos teóricos fundamentais de meteorologia sinóptica (X)




Inversões térmicas (Parte I)

* * *

A temperatura, no seio da troposfera, desce sempre que subimos. Sucede porém que, com alguma frequência, a temperatura pode aumentar com a altitude, consoante a camada da atmosfera. Quando isto ocorre, estamos em presença de uma inversão da temperatura ou, mais simplesmente, inversão térmica.
A inversão térmica é um fenómeno natural que, em princípio, pode ocorrer em qualquer dia do ano e a qualquer hora do dia – devido ao seu carácter natural, por si mesma não representa nenhum risco para a saúde humana; apenas poderá tornar-se perigosa quando, na camada da atmosfera em que ocorra, existam altas concentrações de contaminantes, já que uma inversão térmica é sinónimo de estabilidade atmosférica temporal, pelo que não permitirá a dispersão dos referidos contaminantes enquanto persiste a inversão térmica.
Se a inversão térmica ocorre a partir da superfície terrestre, estamos então na presença de uma inversão à superfície; se a inversão a inversão térmica ocorre em camadas superiores, então estamos em presença de inversões térmicas em altura.
As causas de uma inversão da temperatura são múltiplas, das quais podem destacar-se:
-a radiação (rápido arrefecimento da superfície terrestre durante as noites, principalmente sem nuvens);
-a advecção (principalmente transporte de ar frio para zonas quentes ou superfícies aquosas);
-a subsidência (descida de grandes massas de ar normalmente frio, provocado por sistemas de altas pressões);
-os fenómenos frontais (fenómenos meteorológicos que proporcionam a advecção).

Sem comentários: