sexta-feira, 9 de junho de 2006

216. Noções de Meteorologia – O vento (III)

Circulação Geral da Atmosfera (Parte II)
* * *

REGIÕES DEPRESSIONÁRIAS E ANTICICLONES
* * *
O ar quente da zona equatorial é mais leve e eleva-se; ao ascender, dirige-se em altitude para os pólos. À medida que se desloca para os pólos, o ar sofre o efeito da força de Coriolis, desviando-se para a sua direita no Hemisfério Norte e para a sua esquerda no Hemisfério Sul.
Quando o ar arrefece desce e, uma vez junto à superfície terrestre, retorna ao equador, absorvido pelas baixas pressões que se originam na zona ascendente de ar quente. Neste novo trajecto, o ar volta a sofrer um novo desvio, devido ao efeito da força de Coriolis, de tal forma que ao chegar à zona subtropical é já um vento de nordeste no Hemisfério Norte e de sudeste no hemisfério Sul. Estes ventos designam-se por ALÍSIOS.
Nos pólos ocorre o oposto: o ar frio e pesado desloca-se, junto à superfície terrestre, da zona polar em direcção ao equador. A força de Coriolis desvia-o para nordeste no Hemisfério Norte e para sudeste no Hemisfério Sul. Ao descer de latitude, o ar aquece e ascende, voltando à zona polar em altitude, absorvido pela depressão em altitude que propaga o ar. Sobre o pólo, o ar volta a arrefecer e desce, iniciando-se assim novamente o ciclo.
O ciclo equatorial abrange a zona compreendida entre o equador e os 30º de latitude em ambos os hemisférios; o ciclo polar desde ambos os pólos até aos 60º de latitude.
As latitudes das zonas temperadas (entre os 30º e os 60º) apresentam outro ciclo: o ar é mais quente que o polar e mais frio que o subtropical. Por isso o ar das zonas temperadas tem tendência a deslocar-se em direcção aos pólos para preencher o vácuo deixado pelo ar ascendente à latitude dos 60º; ao ser desviado de novo pela força de Coriolis adquire uma marcada orientação procedente de oeste em ambos os hemisférios. O predomínio destes ventos entre os 30º e os 60º de latitude está na origem da designação de “ventos de oeste” que ocorrem nas zonas temperadas de ambos os hemisférios.
Assim, as zonas depressionárias e anticiclónicas estão intercaladas por outras zonas de ventos predominantes.

Sem comentários: