sexta-feira, 14 de julho de 2006

287. Direcção-Geral de Saúde (ALERTAS)

Quatro distritos encontram-se com alerta máximo devido às temperaturas muito elevadas que "podem trazer graves problemas para a saúde", de acordo com o Plano de Contingência para as Ondas de Calor.
Segundo o mapa da Direcção-Geral da Saúde (DGS), os distritos de Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco estão em alerta vermelho, o nível máximo definido neste plano de contingência.
Em alerta amarelo, o segundo mais grave, estão onze distritos, com temperaturas elevadas que, segundo a DGS, podem ter "efeitos na saúde".
Apenas os distritos de Viana do Castelo, Porto e Aveiro estão com "temperaturas normais para a época do ano", o que equivale ao nível mais baixo de alerta (verde).
Perante a "persistência de valores elevados de temperatura até ao final da semana", a DGS reforçou as recomendações à população em geral, aconselhando medidas de protecção da saúde, especialmente no caso dos idosos, acamados, pessoas que vivem isoladas, doentes crónicos e crianças.
Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, recomenda-se o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sendo de evitar bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar.
Além do calor, os elevados níveis de radiação ultravioletas, que deverão manter-se até domingo, podem também provocar problemas de saúde, como queimaduras de pele.
De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), o índice de raios ultravioleta vai atingir hoje um nível "muito alto" em todas as regiões de Portugal Continental entre as 12:00 e as 16:00, chegando mesmo ao nível extremo na região Autónoma da Madeira, onde o instituto recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.
Nas restantes regiões, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com protecção ultravioleta, o uso de chapéus, camisolas e protector solar.
Domingo deverá ser o dia mais perigoso no que diz respeito aos níveis de radiação solar, que atingem valores extremos entre as 11:00 e as 16:00 no interior Centro, Alentejo, Algarve e Madeira, regiões onde o IM recomenda às pessoas que descansem em casa, evitando ao máximo a exposição ao sol.
Fonte: Agência LUSA
2006-07-14 12:59:05

Sem comentários: