sábado, 15 de julho de 2006

293. Especialistas alertam para os perigos das radiações ultravioletas

A protecção dos olhos das crianças com óculos de sol é uma das medidas recomendadas pelos especialistas para proteger a visão dos raios ultravioletas, cujos valores se mantêm elevados ao longo desta semana.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) tem feito alertas ao público a explicar que "as radiações associadas aos raios ultravioleta (UV), quando negligenciadas, podem prejudicar gravemente a visão". Esta organização lembra que o olho é o órgão, a seguir à pele, "mais susceptível de sofrer danos (nomeadamente córnea, a retina e o cristalino) devido à exposição às radiações ultravioletas". Segundo um documento da SPO sobre a exposição ocular aos UV, esta radiação "é altamente prejudicial, pois conduz à destruição parcial ou total dos foto-receptores da retina, provoca queimaduras oculares na pálpebra, aumenta o risco de desenvolver cataratas e um maior risco de degenerações maculares relacionadas com a idade".
"Estes riscos estão associados ao período de tempo que cada indivíduo passe no exterior, em actividades ao ar livre, principalmente durante a adolescência e juventude", alerta a SPO. Os oftalmologistas recomendam "o uso frequente de óculos de sol" pois associam-no a "um decréscimo de 40% de risco de desenvolver cataratas". Trata-se de "uma forma fácil e importante de prevenir outras doenças oculares", refere a SPO naquele documento.
Os raios UV merecem também a atenção do Instituto de Meteorologia (IM), que disponibiliza no seu site, há cerca de um ano, informação diária sobre esta radiação, aconselhando medidas de protecção:
http://web.meteo.pt/pt/previsao/uv/prev_uv_d0.jsp
* * * * * * * * * * * * * * * * ** * * * * * * * * *
Fonte: Lusa
MNI- Médicos na Internet

Sem comentários: