Estamos em presença de uma situação que tende a tornar-se instável a partir desta noite nas regiões do norte e estendendo-se para sul nos próximos dias. Esta situação fica-se a dever à presença de uma vasta área de baixas pressões que se estendem desde a Península da Escandinávia, abrangendo as ilhas Britânicas, até ao norte da Península Ibérica.
Trata-se de um conjunto de depressões que acarretam a presença de ar frio nas camadas médias e superiores da troposfera, associado a uma retirada em superfície das massas de ar tropicais quentes próprias de Verão para o norte de África e interior do Oceano Atlântico; este facto já permitiu uma descida da temperatura nos últimos dias e vai permitir a ocorrência de temperaturas suaves, ou mesmo frescas nas regiões do norte, durante os próximos dias, tendo em conta a época do ano em que nos encontramos.
Por outro lado, há que ter em conta a entrada pelo Noroeste da Península Ibérica, a partir desta noite, de uma superfície frontal activa. È precisamente esta perturbação, associada a uma depressão e respectivo núcleo de ar frio isolado que se encontra em deslocamento desde a Islândia até se aproximar das costas da Galiza, que irá provocar um aumento da instabilidade do estado do tempo em Portugal Continental, especialmente a partir de amanhã.
Assim, durante a próxima madrugada, as regiões do norte irão sentir os efeitos da passagem da superfície frontal fria, tornando instável o estado do tempo progressivamente de norte para sul de Portugal Continental. Este tempo instável estará associado, como já se referiu, à presença de um núcleo de ar frio, relativamente próximo à Península Ibérica, com temperaturas inferiores a 20º Celsius negativos a 5400 metros de altitude, o que é pouco habitual para a época do ano em que nos encontramos.
Segundo o
Instituto de Meteorologia, Quarta-feira o céu estará muito nublado nas regiões do norte e centro, onde o vento se tornará moderado a forte e haverá períodos de chuva que irão passar a regime de aguaceiros para o final da tarde, com a possibilidade de ocorrência de trovoadas; ocorrerá também uma pequena descida da temperatura máxima. Nas regiões do sul haverá um aumento da nebulosidade, com ocorrência de aguaceiros fracos e também uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior. Na Quinta-feira, haverá períodos de céu muito nublado, com ocorrência de aguaceiros, mais intensos e frequentes, acompanhados por trovoadas até ao final da manhã nas regiões do sul, onde podem vir a ser localmente moderados a fortes; neblina matinal.
Na Sexta-feira haverá já uma significativa diminuição das condições de instabilidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário