terça-feira, 31 de outubro de 2006

572. Temperaturas batem recorde dos últimos 60 anos no Porto

As temperaturas da madrugada de hoje (Segunda-feira, 30 de Outubro) na cidade do Porto atingiram um valor recorde dos últimos 60 anos, revelou fonte do Instituto de Meteorologia.
De acordo com estudos comparativos realizados hoje pelo Instituto de Meteorologia (IM), nos dois últimos dias registaram-se temperaturas «bastante elevadas» para a época do ano, principalmente no norte. Fonte do Departamento de Climatologia do IM disse à Lusa que «no norte, as temperaturas subiram mais de nove graus em relação aos valores médios, tanto de mínimas como de máximas».
Durante a madrugada de hoje, o Porto bateu o recorde da temperatura mínima desde 1941, ao atingir 19,1 graus: mais 9,5 graus que a temperatura mínima normal para a época.
No centro do país, as temperaturas também subiram nos últimos dias, com os valores médios a atingirem «mais cinco ou seis graus». Em Lisboa, a temperatura mínima mais elevada deste mês foi também registada na noite de domingo para hoje, com 19,8 graus, 6,5 graus acima do normal. Quanto à máxima, deu-se no sábado com 26,5 graus, 5,6 graus acima da média.
O sul foi a zona onde menos se notou os efeitos da «corrente quente do norte de Africa» responsável pelo aumento de temperatura, com as temperaturas mínimas e máximas a subirem cerca de 3,5 graus. Fonte do Departamento de Climatologia sublinhou que ainda não se pode falar numa onda de calor, uma vez que esta classificação corresponde a seis dias consecutivos com temperaturas acima da média e ainda só se verificaram dois dias de temperaturas altas.
O IM prevê para hoje uma descida da temperatura máxima.
* * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte:
Diário Digital

Sem comentários: