DISTRITO DE LISBOA MAIS AFECTADO ENTRE CENTENAS DE INUNDAÇÕES – Lisboa foi o distrito mais afectado pelo mau tempo, que por todo o país provocou hoje centenas de inundações e quedas de árvore, embora se preveja melhoria a partir das 00:00, divulgou a Protecção Civil. Em conferência de imprensa, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) anunciou que o alerta laranja (o segundo mais grave), vai manter-se até às 12:00 de Sábado.
Até às 18:00 de hoje, em Portugal Continental registaram-se 267 inundações urbanas, especialmente em Lisboa (52), Castelo Branco (47) e Santarém (34). A Protecção Civil registou ainda 853 quedas de árvores em vários distritos, afectando sobretudo o de Lisboa (236), seguido de Setúbal (121) e Coimbra (82). Vinte estradas foram cortadas ao trânsito, a maior parte das quais no distrito de Santarém (oito) e Lisboa (sete). O trânsito foi condicionado em seis outras.
O mau tempo afectou ainda a circulação dos comboios, obrigando as cortes nas linhas da Beira Baixa, Vendas Novas, Douro e na estação de Leiria (Linha Oeste). A subida dos níveis de água submergiu a ponte do Alviela e isolou as povoações de Arneiros das Milhariças e Santos. O cais de Tancos, as zonas baixas de Barquinha, Constância e Tomar são outras zonas a que a Protecção Civil está a prestar atenção.
Os planos municipais de emergência foram accionados em Tomar, onde o Rio Nabão transbordou, e em Torres Vedras. Foi também accionado o Plano Especial de Cheias do Distrito de Santarém.
A Protecção Civil recomenda que ninguém tente atravessar zonas inundadas e aconselha as populações de zonas de cheia a vigiar as linhas de água e a mudar gado, equipamento agrícola e recheios de casas para locais seguros.
VÁRIAS LOCALIDADES DE CERCA DE 80 CONCELHOS SEM LUZ – Várias localidades de cerca de 80 concelhos, entre a Península de Setúbal e Minho, estão sem luz devido ao mau tempo, que provocou inundações em postos de transformação, quedas de linhas e postes, informou, hoje, a EDP. Em comunicado, a EDP – Distribuição refere que as fortes chuvadas acompanhadas de rajadas de vento levaram, naquelas zonas, ao corte de energia em várias localidades, não especificadas, desde a manhã de hoje.
A empresa acrescenta que quase 2.000 trabalhadores estão no terreno, apoia dos por bombeiros e protecção civil, para repor o normal fornecimento de energia eléctrica.
VÍTIMAS RESGATADAS DE HELICÓPTERO DO TELHADO DE UMA CASA NA ERICEIRA – As duas pessoas que estavam retidas no telhado de uma casa em Ribeira d`Ilhas, concelho de Mafra, foram resgatadas por volta das 18:45 por um helicóptero de salvamento, revelou à Lusa fonte das operações de socorro. A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa disse à Lusa que as vítimas, uma idosa e um homem de 33 anos – e não uma criança como foi anteriormente noticiado – "estão bem".
O helicóptero de salvamento continua no local, mas agora para resgatar alguns animais que também estavam na casa, disse a mesma fonte.
* * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Agência Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário