quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

823. Chuva faz transbordar efluentes da ETAR da Petrogal

A chuva caída fez transbordar os reservatórios da ETAR da refinaria da Petrogal, despejando resíduos não tratados de efluentes para a Praia do Aterro, em Leça da Palmeira, Matosinhos, disse fonte da Galp Energia. A fonte referiu que os efluentes não tratados que escaparam dos reservatórios da Petrogal são constituídos por "água com alguns resíduos de hidrocarbonetos". Acrescentou que os trabalhos de limpeza estão já a decorrer, devendo ficar concluídos até ao final do dia.
A vereadora do Ambiente da Câmara de Matosinhos, Joana Felício, afirmou , por seu turno, que a situação é recorrente, cada vez que há situações de grande pluviosidade, pelo facto de as bacias de retenção da ETAR da Petrogal se encontrarem ao ar livre. Joana Felício adiantou que uma equipa da autarquia reforçará durante a tarde o pessoal da Petrogal que está a limpar a Praia do Aterro.
"No entanto, se as condições meteorológicas se agravarem, é possível que a situação se volte a verificar, prosseguindo a limpeza sem interrupção nos próximos dias", admitiu a Joana Felício.
A Petrogal está a construir desde Janeiro novas bacias de retenção, que irão quadruplicar a capacidade de retenção de efluentes, permitindo ultrapassar a situação.
* * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: