sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

809. Sexta-feira, 2 de Fevereiro - Evolução da situação sinóptica


Carta Sinóptica prevista para
dia 3 de Fevereiro de 2007 (00h00)
Fonte:
Met Office
* * *
A situação sinóptica de hoje não apresenta grandes alterações relativamente ao dia de ontem; as altas pressões abarcam toda a Península Ibérica e encontram-se associadas à presença de um anticiclone centrado a norte da Península (entre esta e as Ilhas Britânicas) que se estende pelo Oeste Europeu e Mediterrâneo Ocidental, permitindo tempo estável sobre a maior parte de Portugal Continental.
Apenas a presença de uma débil instabilidade em altura sobre as regiões do Sudoeste da Península Ibérica, bem como a presença de baixas pressões sobre o norte de África têm-se reflectido numa relativa instabilidade nas regiões do sul. A nebulosidade associada a esta instabilidade em altitude é reforçada pela entrada de ventos húmidos procedentes do Mediterrâneo que podem dar origem a alguma precipitação fraca nas regiões do sul de Portugal Continental.
Para amanhã, Sábado, é previsível uma situação muito parecida à do dia de hoje, ocorrendo apenas um ligeiro deslocamento do centro do anticiclone em direcção ao norte da França, mantendo-se assim ou reforçando a entrada dos ventos húmidos sobre a Península Ibérica, procedentes do Mar Mediterrâneo, favorecido pela localização das baixas pressões sobre o norte de África. Assim, a nebulosidade e as precipitações poderão marcar presença no Continente, especialmente nas regiões do centro e do sul.
No Domingo predominará uma situação de pântano barométrico sobre a Península Ibérica sem fluxos de ventos predominantes, situação temporária enquanto se espera a chegada de vários sistemas frontais procedentes do Atlântico e que irão trazer precipitações sobre o Continente nos dias seguintes.
Com a perspectiva do estabelecimento predominante de um fluxo de Oeste, tudo indica que o mês de Fevereiro irá ser marcado, já na próxima semana, pelo regresso da chuva a todo o continente, especialmente nas regiões do norte e centro, não se perspectivando assim para já temperaturas demasiado baixas durante os próximos dias.

Sem comentários: