terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

833. Zona costeira da bacia do Mediterrâneo em risco devido à construção «dispersa»

Françoise Breton, da Organização Europeia para o Meio Ambiente, alertou que a construção «dispersa» de vivendas e infra-estruturas para o turismo está a destruir a zona costeira da bacia do Mediterrâneo. O aviso foi deixado à margem de uma conferência internacional organizada pela rede «Mediterrâneo SOS».
Na conferência, que analisou a destruição da costa mediterrânica, participam representantes da Comissão Europeia, do Programa da ONU para o Meio Ambiente e do Plano de Acção do Mediterrâneo (UNEP/MAP), entre outros.
De acordo com Françoise Breton, a zona costeira do mediterrâneo está a sofrer com a erosão, a destruição da biodiversidade e as mudanças climáticas, o que se deve à «construção dispersa». «É preciso detectar as áreas de risco e informar os governos e as organizações para que tomem medidas e controlem os construtores civis», assinalou ainda, adiantando que as zonas baixas junto ao delta dos rios estão em grande perigo.
Como refere o site da RTP, a Manga do Mar Menor, em Espanha, Alexandria, no Egipto, Salónica, na Grécia, a costa Este de Inglaterra e as zonas mais baixas da Holanda são algumas das áreas em risco.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: