domingo, 18 de março de 2007

906. EDP investe 0,5 M€ em projecto para reduzir emissões CO2

A EDP-Energias de Portugal vai investir meio milhão de euros num projecto agro-florestal, na Quinta da França, Covilhã, que permitirá reduzir anualmente em sete mil toneladas as emissões portuguesas de dióxido de carbono (CO2) até 2012. «É o primeiro projecto desta natureza em Portugal, que cria sumidouros agrícolas para a absorção de CO2 [retenção no solo], isto é, um tipo especial de cultivo que no fundo garante um efeito positivo no ambiente», explicou o presidente da EDP, na cerimónia de assinatura do contrato de investimento com a sociedade agrícola Terraprima.
António Mexia afirmou que o projecto «abre o caminho, com componente técnica portuguesa, para outros projectos do género que poderiam reduzir as emissões de CO2 em 4,5 milhões de toneladas até 2012». «É uma responsabilidade importante nas empresas e que contribui para o Fundo de Carbono [no valor de 354 milhões de euros], criado pelo governo, e ajuda assim a cumprir o Protocolo de Quioto», adiantou António Mexia.
O Fundo Português de Carbono tem como objectivo financiar medidas que facilitem o cumprimento dos compromissos assumidos no âmbito do Protocolo de Quioto sobre alterações climáticas. O secretário de Estado do Ambiente, presente na assinatura do contrato, enalteceu a iniciativa da EDP, afirmando que se «em vez de 500 hectares [na Quinta da França] fossem 500 mil permitiria acabar com o défice de carbono português».
Humberto Rosa explicou também que no período pós-Quioto, em 2012, está a ser estudada a ideia de «beneficiar as empresas com mais créditos para a sua actividade quando estas fazem investimentos fora da sua área, contribuindo para a redução de CO2».
* * * * * * * * * * * * *
Fonte:
Diário Digital

Sem comentários: