segunda-feira, 19 de março de 2007

911. Mau tempo em Portugal Continental e na Madeira

MAU TEMPO PROVOCA ESTRAGOS NA MADEIRA - A Capitania do Porto do Funchal e o Serviço Regional de Protecção Civil emitiram hoje avisos de mau tempo devido à situação de ventos fortes prevista para o arquipélago da Madeira. A forte agitação marítima forte impediu hoje a saída do Funchal do Lobo Marinho, a embarcação que assegura as ligações entre a Madeira e o Porto Santo, uma situação que afectou cerca de 400 passageiros que alteraram as viagens para outros dias.
O vento forte destruiu pela manhã o balão panorâmico da "Balloon Vision", uma infra-estrutura turística inaugurada em Junho de 2004 na Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses, que subia a cerca de 150 metros de altura, permitindo uma vista panorâmica sobre a cidade. Carlos Garcês, funcionário de um restaurante nas proximidades do balão, afirmou à agência Lusa que "por volta das 09:30 o vento piorou, o cesto que estava amarrado começou a balançar, rebentou as amarras e o balão acabou por rebentar também e foi levado vazio para o mar". Devido às condições climatéricas adversas as subidas de balão tinham sido canceladas pouco tempo antes.
De acordo com o aviso da Capitania, baseado nas previsões do Instituto de Meteorologia de Lisboa, a ondulação na costa norte será de nordeste de três a quatro metros, aumentando até os cinco, enquanto que na costa sul as ondas serão de sueste de um a 1,5 metros. Este serviço recomenda a todas as embarcações que tomem as precauções habituais nos casos de mau tempo no mar.O vento está a afectar também o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira, sendo que dois aviões, um da Portugália e outro da TAP, provenientes de Lisboa e Porto tiveram de divergir para o Porto Santo.
Por seu turno, a SRPC alerta para os fortes ventos que vão assolar a Região entre hoje e a manhã da próxima quarta-feira, com rajadas que poderão atingir os 100 quilómetros nas zonas montanhosas. Por isso, recomenda a tomada de medidas de precaução e desaconselha os percursos auto e pedestres, como os passeios turísticos nas levadas, sobretudo nas zonas altas e nas vertentes expostas.
Vento forte está a ocupar sobretudo as duas corporações de bombeiros do Funchal - Os Municipais do Funchal foram chamados para acudir aos problemas causados pela queda de material de propaganda e de árvores em vários locais (estrada Luso-Brasileira, Marmeleiros e bairro dos Romeiros) e de um muro que ruiu. Por seu turno, os Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM) também estão a trabalhar no reforço do material que está a ser usado nas obras de restauro da Sé Catedral do Funchal, tendo algumas folhas de zinco ameaçado cair. Os bombeiros têm estado a desimpedir estradas devido a quedas de árvores noutras localidades (Lombo da Quinta e S.João Latrão).
Quanto às outras corporações afirmaram estar tudo calmo nas respectivas localidades, excepção feita apenas à de Santa Cruz onde os bombeiros foram recolher folhas de zinco que "voaram" para um caminho e estão a colaborar nos trabalhos de remoção de uma árvore que caiu na estrada que liga o Caniço à Camacha.
A Madeira e outros seis distritos de Portugal foram colocados em situação de Alerta Laranja. As previsões apontam também para queda de neve nos picos mais altos da Madeira.
VENTO E ONDULAÇÃO FORTE COLOCA PORTUGAL E A MADEIRA EM ALERTA - O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje seis distritos do continente e o arquipélago da Madeira em Alerta Laranja e ainda 10 em Alerta Amarelo devido à previsão de ondas e vento fortes. Em Alerta Laranja, o terceiro de uma escala de quatro, estão os distritos mais a Norte de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. Para estes distritos o IM prevê ondas de noroeste com 4 metros, mas que deverão aumentar para os 5 a 6,5 metros, além de vento forte.
O arquipélago da Madeira está também em Alerta Laranja com possibilidade de ondulação forte até aos 4,5 metros e rajadas de vento de 100 quilómetros por hora, nas terras altas.
Os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão em Alerta Amarelo, o segundo da escala de quatro, também devido à ondulação forte de noroeste que deverá oscilar entre os 3 a 4 metros, aumentando para os 5 metros. Também em Alerta Amarelo estão os distritos do interior Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre devido ao vento forte e onde as rajadas poderão atingir os 90 quilómetros por hora.
Para hoje, o IM prevê para o continente períodos de céu muito nublado, com possibilidade de aguaceiros nas regiões do norte, vento moderado com rajadas até aos 90 quilómetros por hora nas terras altas e uma descida acentuada da temperatura.
* * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: