sábado, 3 de março de 2007

868. A Terra e a sua atmosfera (III)

As estações do ano (II parte)
* * *
Devido à inclinação do eixo terrestre, a altura do Sol no Inverno chega a ser de 23º 27`abaixo do Equador e no Verão alcança a mesma altura mas acima do Equador. Estes dois pontos do céu chamam-se solstícios.
No início da Primavera e no início do Outono, o Sol está sobre o Equador. Por esta razão a duração dos dias e das noites são iguais, e esses pontos no céu chamam-se equinócios.
É importante assinalar que em cada pólo se vê o Sol durante meio ano sem interrupção, para depois ali reinar uma noite ininterrupta durante os seis meses seguintes.
Durante o período de tempo em que a luz incide no Pólo Norte, a penumbra estabelece-se sobre o Pólo Sul, e assim reciprocamente. Nos restantes lugares da superfície da Terra, o Sol chega cada dia a uma diferente altitude sobre o horizonte, elevando-se na esfera celeste mais de doze horas seguidas durante seis meses consecutivos, e menos de doze horas seguidas nos seis meses seguintes.
Apenas sobre a linha do Equador terrestre é que os dias e as noites são sempre de doze horas de duração, ao longo de todo o ano.

Sem comentários: