domingo, 22 de julho de 2007

1147. Culpa é de anticiclone: Verão com vento e frio

O vento e as noites frias vão continuar nos próximos três dias, podendo ainda ocorrer chuva a Norte do Cabo Carvoeiro, devido à passagem de uma ondulação frontal. Para hoje Lisboa não terá mais de 25 graus centígrados; amanhã desce para 23º.
A presença de um Verão tímido explica-se por anticiclone dos Açores estar localizado entre o arquipélago e os Estados Unidos, quando habitualmente neste época do ano permanece entre os Açores e Portugal Continental, divulgou o Instituto de Meteorologia. A esta distância o anticiclone dos Açores é incapaz de deslocar para Portugal a habitual componente de ar seco e quente proveniente do Interior da Península Ibérica. Em sua substituição prevalece uma componente proveniente de Noroeste (do Oceano Atlântico) de ar fresco e húmido.
Segundo o Instituto de Meteorologia não há indicação de que o anticiclone dos Açores sofra uma deslocação nos próximos dias para junto de Portugal.
A localização do anticiclone, muito distante da Europa, é também responsável pelas cheias verificadas nos últimos dias nas ilhas britânicas. O Instituto de Meteorologia sublinha, contudo, que não há previsão de que Portugal possa vir a ficar exposto à forte precipitação verificada no Reino Unido. Portugal regista um ano de precipitação normal, situação que já não se verificava desde Julho de 2003. Nos primeiros sete meses do ano choveu 805,6 litros por metro quadrado. Média dos últimos cinquenta anos é de 858,9.
João Saramago
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: