segunda-feira, 30 de julho de 2007

1158. Instituto de Meteorologia prevê para hoje o dia mais quente do ano

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje, o dia mais quente do ano, temperaturas acima da média para a época, que podem chegar aos 42 graus em Santarém e Beja.
As temperaturas elevadas esperadas levaram o IM a colocar dez distritos em alerta laranja,
um a vermelho e sete a amarelo. Em declarações à agência Lusa, a meteorologista Cristina Simões adiantou que hoje é o dia mais quente do ano com temperaturas acima da média para a época.
"As temperaturas estão bastante elevadas, mas amanhã [terça-feira] vão descer acentuadamente", adiantou. De acordo com a meteorologista, o calor que se faz sentir em todo o país não é anormal para a época. "Esta situação deve-se aos ventos de quadrante leste que trazem ar quente do interior da Península", disse Cristina Simões. A meteorologista prevê uma descida acentuada da temperatura para terça e quarta-feira, sendo que a partir de quinta-feira os termómetros vão voltar a subir. De acordo com informação divulgada no "site" do Instituto de Meteorologia, o distrito de Portalegre (no mapa é o Distrito de Évora e não o de Portalegre) está hoje em alerta vermelho, situação meteorológica de risco extremo.
Os distritos de Braga, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro estão sob alerta laranja, de situação meteorológica de risco moderado a elevado devido às altas temperaturas. A persistência de tempo quente levou também o IM a colocar sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Viseu, Aveiro e Coimbra.
O risco de incêndio é muito elevado na maioria dos concelhos do Algarve e interior norte e centro e máximo em alguns concelhos do distrito de Portalegre, Castelo Branco, Santarém e no concelho de Monchique (Algarve).
A incidência de raios ultravioleta apresenta-se hoje muito elevada no território português, alcançando valores extremos no Algarve, interior norte e centro, Extremadura, Alentejo e arquipélago da Madeira. Nas situações com valores extremos, o Instituto de Meteorologia aconselha que se evite o mais possível a exposição ao sol nas horas de maior calor.
Como medidas de prevenção dos efeitos do calor, a Direcção-Geral de Saúde recomenda sobretudo aos idosos, acamados, doentes crónicos e crianças o aumento da ingestão de água ou sumos de fruta natural, sendo de evitar bebidas alcoólicas, gaseificadas, com cafeína ou ricas em açúcar. A DGS recomenda também que se evite a exposição ao sol, usar roupa solta, de preferência em algodão e de cores claras, e evitar actividades com esforço físico.
O IM prevê para hoje céu limpo e vento fraco, com temperaturas que vão atingir os 42 graus em Santarém e Beja, 40 graus em Lisboa, 39 em Castelo Branco, 38 em Portalegre e Coimbra e 37 em Braga. No Porto, Bragança e em Faro os termómetros vão chegar aos 34 graus e na Guarda 33.
* * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Publico

Sem comentários: