sexta-feira, 20 de julho de 2007

1144. Islândia: Lições de energia renovável

Os islandeses extraem do fundo da terra a maior parte da energia que consomem: geram electricidade através da geotermia. Por outras palavras, libertam o calor aprisionado debaixo dos seus pés. Enquanto o mundo está imerso no debate sobre as fontes renováveis de energia, a Islândia não fala, age.
Este país nórdico satisfaz 72% de suas necessidades nessa área com produção geotérmica e hidroeléctrica. Essa proporção se reduz na média mundial a 13%, e na Europa a 7%.
A água quente pela qual a Islândia produz energia geotérmica é extraída perfurando rochas quentes bem abaixo da superfície terrestre. Em seguida é colectada em uma estação de bombeamento e transportada por tubulações para tanques centrais, de onde é distribuída para os consumidores. Oitenta e cinco por cento dos lares da Islândia obtêm calefacção partir da energia geotérmica.
Mas esse calor também pode ser convertido em electricidade, por meio de um complexo sistema de perfurações, comutadores de energia e turbinas. As autoridades locais estão dispostas a compartilhar seus conhecimentos sobre energia geotérmica com o resto do mundo.
* * * * * * * * * * * * * * * * *

1 comentário:

O meteorologista disse...

... e hoje na Islândia do norte há a assinalar o registo de temperaturas máximas (22º,23º)superiores ,no mesmo dia, a todo o noroeste ibérico...há coisas fantásticas,não há???