sexta-feira, 17 de agosto de 2007

1181. Ondas de calor aumentam hospitalizações

A cada dia que passa de uma onda de calor, as hospitalizações de pessoas com mais de 75 anos aumentam 16 por cento, conclui um estudo de investigadores italianos publicado na revista BMC Public Health. No entanto, para que se verifiquem estes valores, é preciso que a onda de calor dure mais de quatro dias, diz a equipa de Giuseppe Mastrangelo, da Universidade de Pádua.
Se houver uns dias mais frescos de intervalo surgem menos problemas de saúde, o que sugere que as pessoas conseguem recuperar os efeitos do calor em excesso no organismo, diz um comunicado de imprensa da revista científica.
Para chegar a estas conclusões, a equipa de Mastrangelo analisou os dados de admissões hospitalares na região de Veneto entre 2002 e 2003. Concentraram-se em problemas como desidratação, insuficiência renal aguda e golpes de calor.
A primeira onde de calor do Verão costuma ser considerada a mais perigosa, mas os cientistas italianos concluíram que as hospitalizações atingem o ponto máximo tanto na primeira como na última vaga de calor.
"Estes resultados têm implicações importantes para os sistemas de alerta de Saúde Pública relacionados com o calor", comentou Mastrangelo. "Se os primeiros dias de uma onda de calor não têm efeitos tão graves, isso confirma a utilidade de sistemas de alerta baseados no número de dias seguidos com altos índices de humidade e calor."
* * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: