quinta-feira, 2 de agosto de 2007

1162. A Terra e a sua atmosfera (XII)

Altura e pressão da atmosfera (I)
* * *

A massa de ar ou camada gasosa em cujo conteúdo vivemos tem um peso, uma vez que exerce uma pressão sobre todos os corpos ou objectos. Na realidade, trata-se de um imenso oceano de ar, no qual vivem os animais e as plantas.
O peso total da atmosfera ronda os 6 000 milhões de toneladas; porém, apenas “notamos” esse peso. Ao nível do mar o nosso corpo suporta uma pressão periférica de pouco mais de um quilograma por centímetro quadrado, mas esta pressão sobre a pele equilibra-se pela que é exercida pela presença do ar que entra nos nossos pulmões e está presente na circulação sanguínea. Assim, passa-nos despercebido os 15 000 quilogramas aproximadamente que suportamos cada um de nós.
A pressão exercida pelo peso do ar designa-se por pressão atmosférica, sendo utilizado como unidade de medida a atmosfera, correspondente ao peso exercido por uma coluna de mercúrio de 790 milímetros, à latitude de 45º e ao nível do mar.
Como é lógico, a pressão atmosférica diminui com a altitude, pois quanto mais alto está um determinado lugar sobre o nível do mar, menor será a camada de ar que terá por cima. Porém, essa diminuição não ocorre de forma aritmética, mas sim geométrica; quer dizer, rapidamente nas camadas inferiores da atmosfera (cerca de 1 milímetro por cada 11 metros) e lentamente (diminui 1 milímetro numa variação de altitude muito maior) nas camadas mais elevadas.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte da Imagem:

Sem comentários: