segunda-feira, 17 de setembro de 2007

1239. Projecto educativo «Conectando mundos» envolve alunos de vários países

O tema das alterações climáticas, e as suas consequências para a Humanidade, vão estar em destaque durante o próximo ano lectivo, numa iniciativa do Centro de Informação e Documentação Amílcar Cabral, uma ONG de desenvolvimento, através do projecto «Conectando mundos». O programa arrancou no ano lectivo de 2006/2007, e nesta segunda edição tem como objectivo captar a atenção dos alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 17 anos, formando equipas de oito turmas agrupando estudantes com o mesmo nível etário, oriundos de diferentes regiões de Portugal, Espanha, Itália, Malta, Brasil, Cabo Verde, Tanzânia, República Dominicana e Quénia.
“Educar para uma cidadania global” é a finalidade primacial do «Conectando mundos», que visa ainda fomentar uma transformação progressiva nos valores, nas atitudes e nos comportamentos dos estudantes europeus, enquanto cidadãos conscientes da complexidade do mundo, participantes na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária, segundo explica a organização do projecto, cuja fase de inscrições está já em curso no CIDAC. A inscrição definitiva, no entanto, terá de ser feita, a partir de Outubro, na página online do projecto, em http://www.conectandomundos.org/, mas ainda antes, no dia 29 de Setembro, haverá um encontro para “juntar os participantes do primeiro ano, que são de diferentes regiões do País e não se conhecem, e também os que já estão inscritos para a próxima edição”, potenciando a “troca de experiências” de uns com os outros.
As actividades constantes do programa deverão ter lugar ao longo de todo o ano lectivo, estando igualmente prevista a realização de um mini-concurso na internet, direccionado para os professores, de modo a que também eles se familiarizem com as iniciativas pedagógicas propostas e com a actividade em ambiente virtual.
O concurso para os docentes deverá decorrer ao longo de um total de seis horas, distribuídas entre os dias 11 de Fevereiro e 2 de Março do próximo ano. Depois, de 3 de Março a 13 de Abril, terão lugar as actividades dos alunos, nas salas de aula, onde os estudantes serão desafiados a desenvolver actividades específicas adequadas à faixa etária em que se encontram.
Através da internet são também lançados alguns assuntos para motivar a reflexão e o debate entre os estudantes e os seus colegas virtuais, abrindo-se ainda um espaço online para estimular a sua participação num fórum, no sentido de aprofundarem ainda mais as questões das alterações climáticas. O projecto culminará com um seminário que terá lugar no final do ano lectivo, para professores e alunos participantes.
A organização do «Conectando mundos» considera importante que os estudantes possam responder a estas oportunidades de intercâmbio com os colegas estrangeiros, reflectindo sobre matérias importantes. “Torna-se dinâmico o ambiente educativo através de actividades divertidas e práticas proporcionado uma forma diferente de aprender”.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: