quinta-feira, 22 de novembro de 2007

1386. Madeira: Chuva que caiu na Madeira desde sexta-feira na origem de várias derrocadas

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias no arquipélago da Madeira estarão na origem de várias derrocadas ocorridas na ilha, uma das quais provocou o acidente que atingiu hoje dois operários da construtora Tâmega, na zona dos Socorridos. Chuva e vento fortes, com rajadas na ordem dos 100 quilómetros horários nas zonas montanhosas levaram o Instituto de Meteorologia a colocar o arquipélago, desde a passada sexta-feira, sob alerta laranja.
Outros desprendimentos ocorridos domingo provocaram o encerramento, durante mais de 24 horas, da estrada regional que liga a Encumeada ao Paul da Serra, na parte norte da ilha. O Serviço Regional de Protecção Civil recomendou a tomada das necessárias e habituais medidas de precaução e desaconselhou os percursos, quer em viatura quer a pé, sobretudo nas zonas montanhosas e vertentes expostas.
A chuva que caiu na madrugada de domingo esteve na origem de várias inundações no Funchal, com arrastamento de lama que danificou algumas viaturas na zona oeste da cidade. Segundo informações do Instituto de Meteorologia, de entre as 09:00 de segunda-feira e a mesma hora de terça-feira atingiu os 44,5 milímetros por metro quadrado, diminuindo para 18,7 no dia seguinte e hoje situou-se nos 1,1.
Aguaceiros mais previsíveis na costa norte da Madeira, vento moderado a forte de 45 a 65 quilómetros/hora com rajadas que podem atingir os 90 quilómetros nas zonas altas são as previsões para os próximos três dias no arquipélago da Madeira.
A derrocada ocorrida hoje na zona do Parque Industrial da Zona Oeste, da foz dos Socorridos, soterrou dois funcionários da construtora Tâmega, havendo um morto confirmado, um outro corpo localizado no meio das grandes pedras e um ferido ligeiro.
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: