domingo, 18 de novembro de 2007

1374. MAU TEMPO: Meteorologia aponta para vento e chuva forte; Protecção Civil activou estado de alerta

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para segunda-feira vento forte e chuva intensa, especialmente no Minho litoral, Estremadura, Beira Litoral, Beira Interior e Alto Alentejo, podendo ocorrer inundações, queda de árvores e aumento da sinistralidade rodoviária.
Na sequência das previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) activou o Estado de Alerta Especial de nível azul, que se prolonga até à próxima quarta-feira, recomendando a população a desobstruir e limpar sistemas de escoamento de águas como algerozes e caleiras, para evitar inundações, e a fechar portas e janelas, retirando objectos soltos que se encontrem nas varandas.
O piso escorregadio e a eventual formação de lençóis de água nas estradas devido à forte precipitação poderão originar um aumento dos acidentes de viação, pelo que a ANPC recomenda aos condutores que reduzam a velocidade e tenham cuidado redobrado.
Em comunicado, a Protecção Civil alerta ainda para o perigo de lareiras em locais fechados e sem renovação de ar, devido à produção de monóxido de carbono e ao risco de queimaduras e incêndios, e recomenda cuidado com os aquecedores, que podem provocar acidentes domésticos.
Tendo em conta as baixas temperaturas, que vão manter-se segunda-feira, a ANPC aconselha também o uso de roupas quentes e a protecção da cabeça com chapéus ou gorros.
De acordo com o IM, o território de Portugal Continental irá sofrer a influência de duas superfícies frontais que darão origem a uma forte instabilidade do tempo, com previsão de vento forte a muito forte, sobretudo nas terras altas onde as rajadas poderão chegar aos 90 quilómetros por hora, e precipitação intensa.
Os grupos central e oriental do Arquipélago dos Açores estarão igualmente em alerta devido à ocorrência de aguaceiros fortes e trovoadas.
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: