sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

1422. A Terra e a sua atmosfera (XVI)

As camadas da Atmosfera (II)
=============
A TROPOSFERA
=============
A troposfera é a camada de ar que se encontra em contacto com a superfície terrestre, por ser mais densa, concentrando-se nela noventa por cento do peso da atmosfera.
As suas principais características são as correntes verticais derivadas ao calor, a variação vertical da temperatura (0,6 ºC por cada 100 metros de altitude), a moderações das oscilações térmicas entre o dia e a noite e a formação dos fenómenos meteorológicos. Esta camada da atmosfera é, portanto, a mais importante para a meteorologia, já que é nela onde se formam e desenvolvem as nuvens, a chuva, as trovoadas, o vento, etc …
A espessura da troposfera é de cerca de cerca de 10 quilómetros, altitude em que se encontra o seu limite superior, designado por tropopausa; no entanto, o limite preciso da troposfera não está bem definido, especialmente no hemisfério sul. No Equador parece que a sua espessura chega a dezasseis quilómetros, enquanto que nos pólos não vai além dos oito quilómetros de espessura.
===================================================



===================================================

Fonte das Imagens: Revista Eletronica de Ciências da Universidade de S. Paulo, Atlas Centroamericano de amenazas naturales e GEOGRAPHICAE

Sem comentários: