segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

1532. Gerês: Montanhistas apanhados «de surpresa» pelo mau tempo

Os três montanhistas que se perderam na serra do Gerês foram apanhados «de surpresa» pelo mau tempo já no regresso do percurso, assegurou hoje o irmão de um deles, Augusto Neto. Em declarações aos jornalistas no Centro de Saúde de Montalegre, onde os três montanhistas resgatados estão a ser analisados, Augusto Neto explicou que se trata de «gente habituada à montanha, mas que foram apanhados de surpresa pelo agravamento do estado do tempo».
Segundo este familiar, a partida desta aventura deu-se no sábado e por isso os três estavam preparados e «bem equipados» para pernoitar uma noite na serra. Devido ao mau tempo na serra, os três montanhistas tiveram no entanto que pernoitar mais uma noite e esperar para serem resgatados na manhã de hoje. «Já fizemos isto várias vezes. Há mais de 20 anos que o meu irmão faz montanhismo», frisou.
Os três montanhistas e a equipa de socorro destacada no domingo para o seu salvamento - que acabou também por penoitar num abrigo devido à neve, retomando a operação de resgate de manhã - foram transportados do local por um helicóptero, em direcção ao campo de futebol de Montalegre. Neste local, os três resgatados foram recebidos por uma equipa de assistência, que lhes prestou os primeiros cuidados, entrando depois nas ambulâncias que os transportaram para a unidade de saúde.
Os três montanhistas são uma mulher e dois homens, entre os 29 anos e os 40 anos, todos do Porto. Seguiam de Pitões das Júnias para as Minas dos Carris quando foram apanhados pelo mau tempo no Alto da Nevosa, em plena Serra do Gerês.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Diário Digital
Imagem: Rádio Renascença

Sem comentários: