quarta-feira, 28 de maio de 2008

1797. Chuvas podem provocar doenças e atrasar produção

A água "é muito necessária" mas nesta altura do ano pode provocar doenças em alguns produtos agrícolas. A produção "ainda não está em causa", mas pode sofrer atrasos na maturação. O Ministério da Agricultura aconselha o tratamento, embora "as chuvas acabem por lavar os químicos" das plantas.
Os aguaceiros previstos, pelo Instituto de Meteorologia, até ao final do mês, poderão ser prejudiciais para produções agrícolas. As árvores de fruto, as batatas, as cebolas, os alhos e a vinha poderão sofrer de doenças como o Míldio, Oídio e o Pedrado." Toda esta chuva provoca humidade junto das folhas e se a humidade for contínua e com temperaturas altas, sem o tempo seco provocado pelo sol, os fungos desenvolvem-se nas plantas", esclarece a docente do Departamento de Produção Vegetal, da Escola Agrária de Viseu, do Instituto Politécnico, do curso de Engenharia Agrícola, da variante Hortofruticultura, Helena Esteves Correia.
No caso da fruta, mais especificamente a maçã e a pêra, que são "as de maior produção na região", poderão ficar com "manchinhas, o que diminui, de imediato, a apetência do consumidor, logo não vai para consumo e há uma diminuição de produção", esclarece a docente. Também a floração das árvores de fruto está em causa. "Não havendo floração não há tanta fruta", especifica.
Um outro problema, gerado pela actual chuva, é o "excesso de água no solo"."Esta chuva é muito importante, até porque os solos estavam secos devido à escassez deste Inverno e, ao que parece, vamos ter um Verão muito quente, por isso é bom que haja armazenamento nos solos. Mas, nesta altura, há um excesso de concentração que provoca o apodrecimento das culturas", esclarece Helena Esteves Correia, apesar de considerar que "a produção ainda não está em causa".
Uma das soluções para combater o aparecimento destes fungos, Míldio, Oídio e Pedrado, é o uso dos produtos químicos que, no entender da engenheira agrária, "aumenta os custos da produção e, com isso, há um agravamento nos custos do produto também". Para além dos custos, Helena Esteves Correia aponta para a "contaminação do solo e, consecutivamente, do ambiente, provocada pelos químicos que as águas da chuva transportam.
O uso dos produtos químicos nas culturas acontece na tentativa de salvar os produtos agrícolas e é feito com o aconselhamento do Ministério da Agricultura.
Isabel Marques Nogueira
* * * * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: